sexta-feira, abril 08, 2011

A grande lixeira

Parece que a vinda do FMI a Portugal prende-se essencialmente com o facto dos mercados internacionais considerarem que os produtos financeiros da república tuga não passam de lixo. Seja como for, o que isto implica é que alguém se vai... lixar.

3 comentários:

Politica disse...

se em vez de republica fosse monarquia seria diferente?

Politica disse...

Em 1891 Portugal declarou banca rota e era monarquia

Paulo Selão disse...

É verdade. Como também é verdade que os Governos também não chegavam ao fim da legislatura. Havia Governos em funções apenas alguns meses.
Não sei se seria diferente. Aliás eu afirmo amiude que não basta restaurar a Monarquia. Esse foi o erro de 1910: Bastava proclamar uma república e pronto, os problemas do país resolviam-se como por milagre.
Tudo isto que a História mostra é que o Rei não era o culpado. Foi o bode expiatório. Aliás a instituição régia era um pilar sólido e eu creio que poderia ser ainda hoje bastante útil ao país. O problema político é o facciosismo extremo e a guerrilha política permante que fragiliza o país e pulveriza regimes.
O sistema parlamentar em Portugal é isto. É um sistema pseudo-parlamentar. Toda a história da segunda metade do século XIX, século XX e agora século XXI é terrivelmente identica. Basta mudar o nome das personagens e dos factos. O contexto é esactamente o mesmo. Quem ler Eça ou Junqueiro apreceber-se-á que os seus textos são assombrosamente actuais.
As suas intervenções são bastante pertinentes e mostram que procura reflectir.