segunda-feira, julho 31, 2006







Foi agitada a tarde e noite deste 30 de Julho. Ainda de manhã eu tinha tirado fotos daquele local e à noitinha teria de voltar para tirar estas. Foi «por trás» da Horta dos Passarinhos, na Cabeça d´Águia que deflagrou este incêndio. Ao que parece, as chamas propagaram-se por uma grande extensão chegando a atravessar o rio Xarrama. Atravessar o Xarrama é como quem diz pois nesta época do ano o rio está praticamente seco.

Mas foi bem feito o que aconteceu. Exacto leram bem; foi BEM FEITO. Ninguem limpa as matas e depois é isto que se vê. Na verdade, ao longo do vale do Xarrama, tirando pequenos troços, o matagal é mais que muito; há inclusive zonas do rio que são praticamente inacessiveis devido a este matagal constituido essencialmente por silvados e estramagueiras e há ainda troncos que são arrastados pela corrente e que de verão ficam ali a secar. Ainda este inverno eu tinha ido à pesca para aquela zona e verifiquei que se ali deflagrasse um fogo num verão este iria dar bastantes dores de cabeça. Pelos vistos não me enganei!

Há outra zona que se nada se fizer será pasto para as chamas. Estou-me a referir à barragem de Vale do Gaio. Há muito que eu prevejo uma catástrofe para aquelas bandas. Só não vê quem não quer ou... não pode.

Como se vê os incêndios podem ser evitados... ou potenciados. Agora escolha!!!

domingo, julho 30, 2006

De parabéns

Portugal está de parabéns. Alunos portugueses conseguiram arrebatar três medalhas de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática que se realizaram entre os dias 6 e 18 de Julho em Ljubliana, na Eslóvenia.
As Olimpíadas Internacionais de Matemática realizam-se desde 1959 e em 2006 contaram com a presença de 104 países. Aos trofeus até agora obtidos vão-se juntar as três medalhas de bronze e sete menções honrosas conquistados por Portugal desde a sua primeira participação em 1989.
Esperemos agora que aqueles que vão representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática que se realizarão de 23 a 30 de Setembro em Guayaquil, no Equador, tenham o mesmo sucesso. Quanto a mim só lhes posso desejar Boa Sorte.
Isto só mostra que Portugal também tem gente muito boa a matemática embora só a mediocridade é que seja notícia. O problema é que aqueles alunos que são barras a matemática são uma pequenissíma percentagem quando comparados com aqueles que não vão além das negas. O grande desafio que Portugal tem pela frente é, justamente, conseguir que cada vez mais e mais alunos consigam esta performance.
Ah é claro este tipo de competições passam praticamente despercebidas do grande público que só se preocupa com o pontapé na bola. Competições futebolisticas onde Portugal tem resultados confrangedores é que são importantes mas competições com esta em que a Rainha não é a bola mas a Matemática, uma ciência que está por detrás de toda a nossa tecnologia, «não interessam a ninguém» e depois admiram-se de, infelizmente, Portugal ser um atraso de vida.

Torrão - Perspectivas paisagísticas

A Horta dos Passarinhos




Uma paisagem tipicamente alentejana... não é para menos!


Ao longe, o monte das Cruzinhas e a Horta do Pinheiro


O Torrão visto da Ermida


O Torrão visto do seu ponto mais alto


O Moirão, espelho de água devido à Barragem de Vale do Gaio... belíssima imagem não?


O torrão visto do seu ponto mais alto... onde está situado o depósito de água. Não é para menos!


Uma outra perspectiva do mesmo local. Porque é que a torre da igreja Matriz não aparece? É simples! Pura e simplesmente por vergonha... está preta que nem carvão. Há mais de uma década que não vê nem cal nem tinta!!! Caso único na região... não tenho dúvidas.


Todas as fotos foram tiradas de manhã!

terça-feira, julho 25, 2006

Nostalgia

Retrato do bloguista quando (mais) jovem

Depois de um periodo relativamente grande de inactividade «bloguista» eis que de repente fui invadido por uma força que me impele a «blogar» que nem um maluco. Esta febre que de repente me possuiu não só me impulsiona a «postar» como me leva a tornar o «Pedra» menos pesado, menos duro, menos austero e, como é obvio, menos maçudo. Agora, para além da análise política e de outros assuntos que dominam a actualidade abro o leque a diversos temas tentando sempre que possivel adicionar uma imagem a cada «post» pois já lá diz a sabedoria popular que uma imagem vale mais que mil palavras.
A nostalgia do passado deu-me para isso. Não é nenhum cromo! Nem tão pouco uma figura pitoresca do Torrão - não tem estilo para isso. Eis-me aqui retratado em Agosto de 1988.
Ó tempo volta p´ra trás!!!

Outros mundos





Espectacular! É a unica palavra que eu consigo encontrar para descrever estas espantosas imagens. Foi sem duvida coisas como estas que me levaram a estudar e licenciar em Física.

Figuras pitorescas do Torrão I



Fotos by PAULO SELÃO

É sem duvida uma das personagens mais pitorescas do Torrão. Ernesto Esquina mais conhecido como Saruga.

domingo, julho 23, 2006




Fotos by PAULO SELÃO


O meu canário mais «carismático». Eis o BIGODE!!!

Mi casa es su casa

Foto by PAULO SELÃO


Eis a minha sala de entrada; ornamentada com a mais bela bandeira do mundo. Primeiro que a verde-rubra só mesmo a antiga e quiçá futura belíssima bandeira do Reino de Portugal.

domingo, julho 09, 2006

Somália – O ressurgimento do «talibanismo»?

Pode estar ainda a passar despercebido a muita gente aquilo que se passa na Somália – talvez por ter estado tudo com os olhos postos no Mundial de futebol; quem sabe? – mas o que é certo é que o novo movimento que está a surgir no desgovernado país do «corno de Africa», denominado Tribunais Islâmicos, tem tudo para vir a fazer da Somália um novo Afeganistão. Este movimento que vai ganhando força de dia para dia já demonstrou a sua verdadeira natureza. Proibiram a assistência do Mundial de futebol e se dúvidas ainda existiam, surgem agora rumores de que um grupo de homens armados, pertencente aos Tribunais, irromperam por um casamento adentro proibindo a música, agredindo as mulheres e confiscando os instrumentos musicais alegando que a música ali tocada era «diabólica» contrária aos preceitos do Islão. Onde é que já ouvimos isto? Ou eu me engano muito ou o próximo passo dado por esta milícia será impor às mulheres somalis o uso da burka.
É claro que quando este movimento se conseguir impor em todo o país e começar a governar a Somália, um país praticamente sem Governo há mais de uma década, com mão de ferro corre-se o risco da Somália se vir a transformar num novo santuário terrorista. Basta o mundo estar distraído... apenas com o Iraque, o Irão e a Coreia do Norte.