domingo, abril 27, 2014

Caminhada junta dezenas de pessoas no Torrão

Um grande sucesso e uma iniciativa a repetir. Setenta e cinco pessoas, do Torrão e de vários pontos do país, e dois cães (Kyra e Cigano), são estes os números da participação na caminhada integrada nas comemorações do 25 de Abril que hoje decorreu pelos arrabaldes do Torrão, junto às margens do Rio Xarrama.
O evento teve início pelas 10.00 horas da manhã num percurso de 10 Km.
Organizado pela Alcáçovas Outdoor Trails e com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Junta de Freguesia do Torrão bem como de guias locais, a caminhada iniciou-se na Praça Bernardim Ribeiro. O almoço decorreu no Parque de Merendas junto à ponte e da parte da tarde houve lugar à visita a algumas igrejas da vila e ao Museu Etnográfico do Torrão.

Fotografia: Paulo Selão, Florbela Vitorino e Mário Gonçalves




A concentração e partida tiveram lugar na Praça Bernardim Ribeiro




João Mendes, do Alcáçovas Outdoor Trails e Virgílio Silva, Presidente da junta de Freguesia do Torrão, teceram umas breves palavras perante a atenção dos participantes antes de se dar início à caminhada.








A «foto de família» junto à Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso



O Monte da Rolinha em pano de fundo





















Panorâmica da vila do Torrão













A Ponte Romana do Torrão (Século V)






Nesta época do ano, o rosmaninho é uma das plantas cujas flores dão cor aos campos do Alentejo

O Cigano

A Kyra

Altar da Igreja de Nossa Senhora da Albergaria (Igreja da Misericórdia)



Já na Igreja Matriz, o Presidente da Junta de Freguesia do Torrão deu algumas explicações sobre o monumento

«Foto de família» junto à Igreja Matriz do Torrão


sábado, abril 26, 2014

Embaraço na assinatura pública de protocolos: bombeiros recusaram-se a assinar documento

Um momento embaraçoso e no mínimo insólito ocorreu ontem durante a cerimónia de assinatura de protocolos entre a Junta de Freguesia do Torrão e algumas instituições da freguesia, que decorreu em pleno Jardim Público junto ao Largo de S. Francisco. A Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Torrão (AHBMT), que se fez representar pelo seu Vice-Presidente, Élio Rodrigues, recusou-se a assinar o protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia do Torrão. O dirigente subiu ao púlpito para justificar a recusa com o facto de desconhecer o conteúdo do documento e que só quando a instituição que representa tiver conhecimento integral do mesmo é que assinará. O incidente, presenciado pelo público e demais convidados, gerou um nítido embaraço entre as entidades presentes.
Na cerimónia estiveram presentes os presidentes da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Junta de Freguesia do Torrão (e restante executivo) bem como os presidentes das assembleias municipal e de freguesia bem como representantes de outras instituições.
Para além da AHBMT, e ao contrário desta, todas as outras instituições presentes assinaram o protocolo de cooperação com a autarquia. A seguir à recusa, assinou o protocolo o representante da Associação de Moradores de Rio de Moinhos do Sado, seguido dos representantes da Sociedade 1º de Janeiro Torranense e do Centro Social e Paroquial do Torrão.
Após a cerimónia, o Presidente da Junta discursou. Virgílio Silva sublinhou três momentos no seu discurso: transparência, indiferença e respeito e democracia.
O autarca começou por afirmar que a assinatura em público de contratos de cooperação entre a autarquia por si presidida e as instituições da freguesia simboliza um acto de transparência. O presidente da junta salientou o esforço que a autarquia faz no apoio ás instituições e deixou o aviso de que a junta de freguesia não está subjugada a interesses corporativos e que tem como objectivo pessoal trabalhar com todos por dedicação e desinteressadamente. Em seguida criticou e lamentou que haja quem não saiba compreender o acto ali decorrido e que tal indiferença não se enquadra no espírito de Abril e que o facto de haver diferenças políticas leve ao afastamento para concluir enfatizando que é preciso respeito e democracia pois com Abril acabou o medo referindo por fim que o acto público de homenagem aos ex-presidentes da junta representa a diversidade e o pluralismo e salientou ainda a importãncia da participação popular a qual considerou fundamental na tomada de decisões. Virgílio Silva apelou ainda a viver todos os dias a democracia e a liberdade.

Élio Rodrigues, Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Torrão subiu ao púlpito para justificar a recusa em assinar o protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia com o facto de desconhecer o conteúdo do mesmo.

Joaquim Carolino, representante da Associação de Moradores de Rio de Moinhos do Sado no momento da assinatura do protocolo entre a Junta de Freguesia do Torrão e a sua instituição.


João Amado, Presidente da Sociedade 1º de Janeiro Torranense, assina o protocolo de cooperação entre a autarquia e a colectividade

Por fim, o representante do Centro Social e Paroquial do Torrão, Padre Ivan Hudz, no momento da assinatura do protocolo de cooperação.

Finda a assinatura dos protocolos, Virgílio Silva profere o seu discurso

Junta de Freguesia do Torrão homenageia antigos presidentes

A Junta de Freguesia do Torrão homenageou os antigos presidentes da autarquia eleitos no pós-25 de Abril, evento integrado nas cerimónias dos 40 anos do 25 de Abril.
A cerimónia contou com a presença dos ex-presidentes Baltasar Pestana e Marcelino Raposo e com a presença de familiares dos ex-presidentes Francisco Vargas e Joaquim dos Reis - já falecidos.
Os ex-presidentes Joel Avença (1980-1982 e 1989-1993), José Tomás (1995-2001) e Décio Fava (2005-2013) não puderam estar presentes justificando a sua ausência com compromissos já assumidos e motivos pessoais e não se fizeram representar.

Paulo Capela, Tesoureiro da Junta de Freguesia do Torrão, entrega a homenagem ao filho de Francisco Vargas (Presidente da Junta entre 1977 e 1979)


O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vitor Proença, entrega a homenagem a Baltasar Pestana (Presidente da Junta entre 1983 e 1989)



Ana Tecedeiro, Secretária da Junta de Freguesia do Torrão, entrega a homenagem à filha de Joaquim dos Reis (Presidente da Junta entre 1993 e 1995)

O actual presidente da Junta entrega a homenagem ao ex-presidente Marcelino Raposo (2001-2005)

Marcelino Raposo pediu a palavra para alertar contra as tentativas de branqueamento do passado e para afirmar que o 25 de Abril foi  atraiçoado.


O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal enalteceu no seu discurso a cerimónia pública de assinaturas de protocolos com as diversas instituições, considerando tal um acto inédito. Vitor Proença sublinhou ainda que aqueles que são eleitos são-no para trabalhar em prol das populações e que todos têm que acreditar nas novas gerações. O autarca considerou ainda que não é possível um país desenvolver-se com salários baixos e uma pesada carga fiscal.



Antes das ceromónias de assinatura dos protocolos e de homenagem ao antigos presidentes de junta, deu-se início à prova de ciclismo que decorre entre o Torrão e Alcácer do Sal. A partida este ano teve lugar no Largo de S. Francisco. Só participaram na prova atletas federados. A organização coube à Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal.





Imagens recolhidas da chegada dos atletas, na Rua da Estalagem.