segunda-feira, março 30, 2015

Assembleia de Freguesia reúne na próxima Quinta-feira


A Assembleia de Freguesia do Torrão vai voltar a reunir-se para uma sessão ordinária na próxima Quinta-feira, dia 2 de Abril, a partir das 21.00h. Para além da discussão e aprovação das contas de gerência, o destaque desta sessão vai para a primeira alteração ao orçamento deste ano.

domingo, março 29, 2015

Tradicional Procissão dos Ramos decorreu hoje no Torrão

A tradicional Procissão dos Ramos ou do Senhor dos Passos que tem lugar anualmente no Torrão decorreu na tarde de hoje. Esta é uma das poucas ocasiões em que os torranenses que estão fora aproveitam para uma curta estadia. O evento deste ano teve mais gente e foi melhor que no ano passado.
A Verónica este ano cantou três vezes - antes da saída e depois de ter regressado, na Igreja Matriz, e no Largo de S. Francisco.
A acompanhar a procissão foi, como é hábito, a Banda Filarmónica 1º de Janeiro Torranense.





 A saída da Igreja Matriz




 Passagem pelo Largo do Cruzeiro


 Palácio dos Barahonas, junto à Praça Bernardim Ribeiro.

 Praça Bernardim Ribeiro

 Rua do Relógio
Como é da tradição, muitas mantas e colchas às janelas






Largo de S. Francisco




 Mau demais para ser verdade. Um perigo e uma má imagem para o Torrão. Há algumas semanas, uma ruptura no Largo de S. Francisco levou a que o espaço tivesse que ser esburacado. Sabendo-se que a procissão estaria para breve como é que em tempo oportuno isto não foi devidamente reparado? Não basta só anunciar a procissão nos panfletos.
Por pouco que pessoas mais velhas não caíram ou fizeram entorse.

 Chegada á Igreja Matriz

Na Igreja Matriz ouve-se a Verónica a cantar




Alcácer do Sal volta a receber Volta ao Alentejo


Pelo segundo ano consecutivo, Alcácer do Sal volta a receber a Volta ao Alentejo em bicicleta. A quinta e última etapa da 33ª edição da "Alentejana" teve início com a partida simbólica, do Largo do Tribunal, pelas 11.20h. A chegada será em Reguengos de Monsaraz e está prevista para as 15.50h.
Para esta última etapa estavam inscritos 156 atletas de 23 equipas mas o pelotão contou apenas com 152 ciclistas na linha de partida por desistência de quatro elementos.
O pelotão conta com quatro atletas alentejanos e as equipas são oriundas de vários países, entre eles Rússia, Polónia, Equador, Espanha para além de Portugal, naturalmente, e ainda três equipas norte-americanas entre elas a selecção dos EUA.
A partida simbólica foi dada com o corte da fita pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Vitor Proença congratulou-se com o facto de Alcácer do Sal receber uma etapa da Volta ao Alentejo pelo segundo ano consecutivo.

Tudo sobre a 33ª Volta ao Alentejo AQUI




Os momentos iniciais


Os ciclistas já alinhados para a partida simbólica


O Presidente da Câmara Municipal acompanhado pelos vereadores permanentes dá início à partida simbólica com o corte da fita

Em primeiro plano, o líder da Volta nesta quinta etapa, o polaco Pawel Bernas, da Activjet, que conquistou a amarela ao ganhar vantagem sobre os adversários nos últimos 1.500 metros da etapa anterior, com meta em Vila Nova de Santo André


O momento da partida




Saída, dos ciclistas, de Alcácer do Sal rumo a Santa Susana nesta que é a última etapa da edição deste ano, em Reguengos de Monsaraz


Cratera no passeio: Não podemos deixar de reportar esta situação infeliz que se arrasta há bastante tempo e que não abona nada a favor de Alcácer. Se se quer receber pessoas e eventos, primeiro deve-se «arrumar e reparar a casa»

sexta-feira, março 27, 2015

Câmara de Alcácer poderá ser uma das muitas que usam herbicida potencialmente cancerígeno nas ruas do concelho



A Câmara Municipal de Alcácer do Sal poderá ser umas das muitas autarquias portuguesas que usa nas ruas das localidades do concelho um herbicida potencialmente cancerígeno. 
A Organização Mundial de Saúde através da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC) declarou o glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal, como "carcinogénio provável para o ser humano". A IARC invoca estudos sobre a exposição ao glifosato, sobretudo na agricultura, nos EUA, Suécia e Canadá que sugerem uma associação entre o glifosato e alguns tipos de cancro do sangue.
Organizações ambientalistas portuguesas querem mesmo que a União Europeia proíba o glifosato antes que as consequências se agravem e alertam para a gravidade específica de Portugal por este ser o país onde este tipo de herbicida é mais vendido. "A situação é particularmente grave", refere, num comunicado, a Plataforma Transgénicos Fora, que reúne dez agências não-governamentais portuguesas. O glifosato é comercializado livremente para uso doméstico e é usado "com abundância" por quase todas as autarquias que o usam para aspergir as ruas, sendo esta uma das formas mais relevantes de exposição das populações, segundo a IARC. 
Na verdade, entre 41 países europeus, Portugal apresenta uma taxa de mortalidade "claramente superior à média da União Europeia", sendo o sétimo país onde mais se morre da referida doença.
A nível nacional este tipo de cancro é o nono mais frequente, registando-se 1.700 novos casos por ano, segundo dados fornecidos pela Plataforma a qual já em 2014 desafiou as autarquias a aderir à iniciativa "Autarquias Sem Glifosato" mas até ao momento apenas quatro câmaras e oito freguesias assumiram formalmente o compromisso de abolir o herbicida.
À semelhança das suas congéneres, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal usa herbicida nas ruas das localidades do concelho. Ainda há poucas semanas as ruas do Torrão foram aspergidas com herbicida. Resta saber se é este tipo de produto embora haja efectivamente uma grande probabilidade de se tratar do glifosato.
A última aquisição de herbicida levada a cabo pela autarquia alcacerense ocorreu em Março do ano passado e atingiu o montante de 9.700,00€ (sem IVA) como se pode ver aqui.


Para saber mais clicar aqui, aquiaqui, e aqui.

Segunda reunião preparatória da Feira Quinhentista 2015

Já está marcada a próxima reunião de preparação da Feira Quinhentista do Torrão, edição 2015. Terça-feira, dia 31 de Março, a partir das 21.30h no Polo da Biblioteca Municipal.

quinta-feira, março 26, 2015

ELES QUEREM É PROPAGANDA MAS INFORMAÇÃO ÚTIL AOS CIDADÃOS «TÁ QUIETO»




É caso para dizer que... meteram água. 
As facturas da água deste mês, todas elas em todo o concelho de Alcácer do Sal, têm um lapso. Não trazem código de barras pelo que é impossível a leitura óptica e portanto esta não pode ser liquidada nem nas Pay Shops nem nos correios; e não trazem os dados que permitam que esta seja liquidada através de multibanco.
Resumindo e concluindo pergunta-se: Então como vamos pagar a conta deste mês? Teremos que nos deslocar à Câmara, a Alcácer do Sal? Irão enviar novas facturas?
Então porque é que não sai nenhum comunicado cá para fora e nem no site e nem na página da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e nem nas páginas das juntas nomeadamente da Freguesia de Torrão não se vê rigorosamente nenhuma menção ao referido lapso?
Então não se prestam contas aos munícipes? Então há um lapso, a meu ver grave, e não há nem uma palavra nem para lamentar nem para, mais importante ainda, informar quais os procedimentos a adoptar???!!! Ou ainda não se aperceberam de nada???!!!
O que se sabe é de forma oficiosa. Há quem diga que serão emitidas novas facturas, há quem diga que esta pode ser pagável nas delegações camarárias mas o que é facto é que concretamente e oficialmente nada se sabe.
Bem sabemos que não é a autarquia que emite directamente as facturas mas uma empresa contratada para o efeito mas ainda assim não há uma explicação?
Muito mal vai a comunicação da autarquia para os cidadãos. Então as páginas on line servem para quê? Para informação útil é que não é de certeza. Bem, servem para propaganda, propaganda e mais propaganda. Estamos mesmo bem servidos não haja dúvida! É caso para dizer que estamos entregues aos bichos.
Tudo como dantes e portanto se tudo igual, combate igual. Cá estamos para lhes dar combate sem tréguas. Impressionante! Tal como no passado, voltamos à velha tese: Se não dão pra mais, se não têm capacidade para ir mais além sem ser propaganda e vender uma imagem (falsa) saiam, não se estejam a moer nem a moer os demais. Desapareçam e deixem vir quem tenha capacidade de ir mais além!
Assobia-se para o ar e tenta-se passar pelo assunto como cão por vinha vindimada. Como se não existisse. A ver se a coisa passa despercebida. E as pessoas preocupadas, nomeadamente os mais velhos, quando vão tentar pagar as facturas e lhes dizem que não pode ser porque há um erro.
Assim tá bem!




.

quarta-feira, março 25, 2015

Afinal José Malhoa já veio à feira do Torrão ou não?

Mal foi do conhecimento público no Torrão, através do nosso blog, que José Malhoa iria ser o artista principal na edição de 2015 da feira do Torrão, muitos foram aqueles que admirados perguntavam: Outra vez?!
O desânimo tomou então parte dos torranenses que reclamam que não há inovação e que é mais do mesmo.
Mas afinal José Malhoa já veio actuar à feira do Torrão ou não? E se veio, quando é que isso foi?
Fomos aos arquivos do Pedra no Chinelo e efectivamente não há dúvidas: José Malhoa foi o artista principal que surgiu em palco na feira de 2009 como aliás se pode ver na imagem abaixo e aqui.



Grande sondagem Pedra no Chinelo: Jornal Municipal é inútil e despesista

Sem margem para dúvidas. A última grande sondagem Pedra no Chinelo não deixa margem para interrogações quanto à opinião que os leitores do blog têm acerca da utilidade e da despesa que este acarreta.
À pergunta, "Vê alguma utilidade na existência de um jornal municipal?", 88,2% responde "Não" enquanto apenas 11,8% respondeu afirmativamente.
Já quanto à pergunta "Concorda com a despesa de mais de 8 mil euros com o jornal municipal em 2015?", o "Não" recolheu quase 95% das respostas e apenas 5,3% dos inquiridos concordam com esta despesa por parte da autarquia.