sábado, abril 28, 2007

15 Desafios Globais para a humanidade


segunda-feira, abril 16, 2007

Passeios de fim-de-semana II

O passeio deste fim-de-semana incidiu sobre dois moinhos abandonados que se situam nas proximidades do Torrão: o moinho da Cabeça d' Águia e o moinho de S. Fausto ou S. Frausto.

A flor da esteva, uma planta muito vulgar no Alentejo e cuja flor dá mais colorido à paisagem. Existe em grandes quantidades nas proximidades do moinho da Cabeça d' Águia.

Uma paisagem vista do mesmo local

Aqui, a Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso vista do moinho da Cabeça d' Águia.


O Torrão visto do mesmo local.


Temos agora o Torrão visto do moinho de S. Fausto


O monte do Ranhão ao longe.



O moinho de S. Fausto



Próximo do moinho de S. Fausto existe um monumento megalítico, mais especificamente uma anta: Anta de S. Fausto. Nesta imagem podemos ver o interior da anta.


Um pormenor da anta.



Outra perspectiva do monumento.



A anta de S. Fausto é abrigada por uma grande oliveira e rodeada por um muro circular formado por pedras soltas.

domingo, abril 08, 2007

É uma vergonha!

É verdadeiramente vergonhosa a forma como alguma fauna residente insiste em transformar em lixeira todo e qualquer lugar por esses campos fora. Depois de quase um mês sem postar por não ter assunto nem estar com ponta de inspiração tinha que ser este trabalhinho a fazer-me falar ou melhor escrever, teclar, blogar, o que fôr. Mais valia que assim não fosse...
Ia eu todo lampeiro pela estrada fora a caminho do Moirão num dos meus habituais passeios de fim-de-semana eis que esbarro com este lindo serviço. Infelizmente, parece que em pleno século XXI ainda há gente que não sabe o que é um contentor de lixo ou então tem um prazer doentio em atirar a murraça - como aqui se diz - para os silvados. Se esta última fôr a correcta sugiro que plante silvas no seu quintal e aí pode enfeitar com todo o tipo de dejectos o seu silvado particular tipo árvore de Natal. A Natureza agradece!

Passeios de fim-de-semana

Agora que os dias primaveris convidam ao passeio nada como aproveitar a languidez dos dias soalheiros para um belo passeio pelos campos fora. Poucas coisas se comparam ao prazer de uma boa caminhada pelos campos do Alentejo. Aqui vai pois mais uma bela sugestão deviadamente acompanhada por umas fotos panorâmicas... da freguesia do Torrão claro está!

Uma perspectiva do rio Xarrama. Neste caso o pego do Porto da Azinheira.

Rosmaninho - uma constante nesta área todas as Primaveras.


Comentários para quê?


Na época da desova as carpas procuram as zonas pouco profundas do rio onde se juntam em grandes quantidades.