domingo, maio 31, 2009

Benfica conquista a 4ª Taça de Portugal em Futsal

O Benfica conquistou ontém, frente ao Belenenses, a 4ª Taça de Portugal em Futsal ao vencer os azuis do Restelo por quatro bolas a uma. Relembre-se que o Benfica está ainda na luta pelo titulo nesta modalidade, bem como em andebol, basquetebol e outras para além do facto da judoca do Benfica Telma Monteiro se ter consagrado campeã europeia de judo. O Benfica é um clube eclético. Tem várias modalidades pelo que é um clube desportivo e não um mero clube de futebol embora, ao contrário de outros, ainda tenha ganhado algo nessa modalidade nesta época pelo que é errado e desonesto dizer que os encarnados não ganharam nada este ano.

Torrão com saúde... mas pouca

















Já há muito tempo que o desconforto se vem arrastando entre os utentes do Centro de Saúde do Torrão devido a problemas de vária ordem. Este é um assunto a que tenho sido, confesso-o, um tanto ou quanto insensível pois felizmente, até aos dias de hoje, não tenho sido cliente habitual. Na verdade, em 33 anos de vida, e em particular em 27 anos de existência do posto médico se entrei um quarteirão de vezes no Centro de Saúde do Torrão já foi muito e espero que continue assim por muitas décadas; pelo menos eu faço por isso não só porque não é muito agradável estar doente como não quero estar sujeito a estas merdas e a alimentar o negócio chorudo de alguns. E apesar de Portugal ser um dos países mais avançados em termos de investigação médica e de termos dos melhores investigadores de medicina e cirurgiões do mundo o que é facto é que o sistema de saúde em Portugal está mais vocacionado e tem uma certa tendência para matar em vez de curar. Contudo agora a situação chegou ao limite devido ao facto de o Torrão pura e simplesmente não dispor de um único médico de familia. Na verdade, apenas UMA vez por semana se desloca um médico ao Torrão, vindo de Alcácer, para realizar consultas de clínica geral pelo que se os torranenses quiserem ter acesso ao sistema de saúde público a quaisquer dias não terão outro... remédio que não seja se deslocarem a Alcácer do Sal, sede do concelho.
Como sempre digo, cada qual tem aquilo que merece! Tal como a situação do correio ninguém se mexeu apesar do forte estímulo que dei. A unica coisa que se sabe fazer por aqui são uns abaixo-assinados e pronto, isto apesar de não leverem a lado nenhum. Devem levam-se a cabo numa primeira etapa mas se entretanto nada se resolve à que partir para outras formas de protesto. Mas não! Infelizmente por aqui ninguém está para se chatear e moer muito; deixa-se andar o barco (excepto se for para lixar a vida de alguém que aí a celeridade já é total e absoluta) - quem é que foi que deu despacho ao poste da luz na Rua da Estalagem senão ainda lá estava e ficava pra estar até cair em cima dos cornos de alguém (eu incluido) - e ninguém diz nada a não ser para lamentar que só no Torrão é que as coisas acabam e que se vê coisas destas. QUEREM O QUÊ SE NÃO SE MOBILIZAM?!
Assim a conclusão é obvia: Nesta como noutras, o Torrão só tem aquilo que merece. Ainda não perceberam meus queridos? Já em relação ao correio o tinha escrito aqui mas ainda não entrou nas vossas cabeças ocas pelo que volto a relembrar: É DOS PATOS MUDOS QUE ELES GOSTAM MAIS, ESTÚPIDOS!!!

PS - Federação Distrital reage a incidente político na Câmara de Alcácer


FEDERAÇÃO DISTRITAL DE SETÚBAL
COMUNICADO


Alguma comunicação social do Distrito de Setúbal tem-me questionado na qualidade de Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Setúbal sobre o que penso duma alegada retirada de delegação de competências do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do sal, eleito pelo PS a um dos seus vereadores, também do PS.
Para que não restem dúvidas a minha posição é a seguinte:
1) O PS, como é evidente, é um partido responsável que respeita o voto popular, as instituições e a legalidade;
2) A lei das autarquias estipula que os presidentes de câmara podem ou não delegar poderes. Essa decisão é exclusiva do presidente;
3) Nenhuma anormalidade existe se um Presidente de Câmara delega competências ontem e as retira hoje;
4) Quer isto dizer que a pergunta que me tem sido feita não é notícia;
5) Desconheço em absoluto se existe algum acto do Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, meu camarada, retirando delegação de competências a outro camarada;
6) Responsavelmente, enquanto Presidente da Federação, que respeita os eleitores de Alcácer do Sal, não posso, nem devo ter outra posição;
7) Como se verá oportunamente garantido, a escolha do PS local para a lista de candidatos às próximas eleições autárquicas, será para reforçar a relação com os eleitores e para os servir, tendo somente em atenção o excelente trabalhão desenvolvidos pelos seus autarcas em todos os seus sectores sob a liderança do PS;
8) Politicamente o que há de relevante na Câmara Municipal de Alcácer do Sal é que a CDU tenha, contra a vontade dos eleitores, substituído os seus três vereadores eleitos efectivos, pelos três seguintes da sua lista sem qualquer explicação à opinião pública, o que o PS jamais fará. Situação esta que não é inédita na CDU no Distrito de Setúbal, já que com o total desrespeito pelos eleitores havia retirado o Presidente eleito da C.M. de Setúbal, Carlos Sousa, bem como o seu principal vereador, Aranha Figueiredo sem dar qualquer explicação à população;
9) Na verdade, todos os eleitos do PS na C.M.Alcácer do Sal continuam no pleno exercício das suas funções para servir quem os elegeu;
10) Este comunicado justifica-se apenas por razões pedagógicas e em defesa dos principais valores e da natureza da política;
11) É que o PS faz tudo à vista de todos;
12) É por essas razões que os militantes do PS persistem, aguardando que a CDU explique o que deve relativamente à substituição dos seus vereadores.

O Presidente da Federação


Vítor Ramalho

Setúbal, 28 de Maio de 2009.

quinta-feira, maio 28, 2009

Situação política delicada na Câmara de Alcácer


De acordo com notícia da Lusa, editada no Expresso on line, o Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Pedro Paredes, eleito pelo Partido Socialista, revelou que vai demitir o Vereador socialista João Massano do cargo de Vice-Presidente da Câmara. O Vereador João Massano, presidente da Comissão Politica Concelhia do PS de Alcácer do Sal, ficará também sem pelouros.
O Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, em declarações à agência Lusa, referiu que a sua decisão de demitir João Massano, tem origem em divergências no "método de trabalho". Pedro Paredes, assegurou à Lusa que a sua decisão não é uma ruptura com o Partido Socialista. "A equipa que se candidatou e que ganhou a Câmara de Alcácer do Sal e três das juntas de freguesia tem funcionado muito bem. Mas um membro da equipa, que é o Vereador João Massano, nunca acertou completamente o passo connosco, por uma razão apenas de método de trabalho" – salientou à Lusa Pedro Paredes. Refere a noticia que, para além da Vice-Presidência da autarquia, o Vereador João Massano vai também perder os pelouros que tinha a seu cargo - Administração Financeira e Juventude - e a liderança da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSUAS). Os pelouros passam para a responsabilidade do Presidente da Câmara, podendo vir a ficar sob a tutela do Vereador Hélder Serafim. "Não sei se, legalmente, tem que existir essa figura [Vice-Presidente], no entanto, depois iremos falar com o jurista da Câmara e, provavelmente, [o cargo] passará para o número dois, que é o Vereador Hélder Serafim" – disse à Lusa o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
O executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal é constituído por quatro eleitos do PS e três da CDU. Segundo a Lusa, João Massano remeteu para hoje, quinta-feira, eventuais esclarecimentos, depois de uma reunião com o Partido Socialista.

sexta-feira, maio 22, 2009

Nós Por Cá - Foi Tiro e Queda

ANTES


DEPOIS


Pois é... lembram-se daquele post que falava do poste, refiro-me aquele: Os Milhões e as Misérias da EDP - A Insustentável Leveza do Ser?
Ora acontece que o «Nós Por Cá» veio mesmo ao Torrão - como se pode ver no post abaixo - e sensivelmente uma semana depois da SIC vir fazer a reportagem ao caso que teimava em se manter de pé a trabalhar no arame... eis que finalmente um piquete da EDP veio colocar um novo poste de luz. É caso para dizer que foi «tiro e queda»! Os senhores foram de uma eficiência tal que até calcetaram o passeio ao pé do poste substituindo-se aos calceteiros da Câmara Municipal, como se pode ver numa das fotos. Missão Cumprida... e comprida! Em repúblicas de bananas é assim que se resolvem casos similares... Pedra No Chinelo e Junta de Freguesia do Torrão sempre em cima do acontecimento.

Nós Por Cá - O Mal Pela Raíz