segunda-feira, julho 31, 2006







Foi agitada a tarde e noite deste 30 de Julho. Ainda de manhã eu tinha tirado fotos daquele local e à noitinha teria de voltar para tirar estas. Foi «por trás» da Horta dos Passarinhos, na Cabeça d´Águia que deflagrou este incêndio. Ao que parece, as chamas propagaram-se por uma grande extensão chegando a atravessar o rio Xarrama. Atravessar o Xarrama é como quem diz pois nesta época do ano o rio está praticamente seco.

Mas foi bem feito o que aconteceu. Exacto leram bem; foi BEM FEITO. Ninguem limpa as matas e depois é isto que se vê. Na verdade, ao longo do vale do Xarrama, tirando pequenos troços, o matagal é mais que muito; há inclusive zonas do rio que são praticamente inacessiveis devido a este matagal constituido essencialmente por silvados e estramagueiras e há ainda troncos que são arrastados pela corrente e que de verão ficam ali a secar. Ainda este inverno eu tinha ido à pesca para aquela zona e verifiquei que se ali deflagrasse um fogo num verão este iria dar bastantes dores de cabeça. Pelos vistos não me enganei!

Há outra zona que se nada se fizer será pasto para as chamas. Estou-me a referir à barragem de Vale do Gaio. Há muito que eu prevejo uma catástrofe para aquelas bandas. Só não vê quem não quer ou... não pode.

Como se vê os incêndios podem ser evitados... ou potenciados. Agora escolha!!!

Sem comentários: