sexta-feira, julho 16, 2010

Cavaquices


Cenário negro...




Aaaaaaaaaaahhhhh pois é...

Cavaco Silva foi lesto, a enviar congratulações «pelo feito histórico» do desporto espanhol ao Rei Juan Carlos, pelo menos de acordo com a imprensa.
Já a quem, ao que tudo indica, o Chefe de Estado Português não passou cavaco foi à equipa portuguesa de rugby, vencedora do Torneio Europeu de Sevens ou à equipa de atletismo que conquistou apenas 22 medalhas nos Europeus de Atletismo INAS-FID (desporto para deficiência intelectual).
É o que temos... a republica a parir aberrações atrás umas das outras mas o que é que se há-de fazer se a maior aberração de todas é ela própria?

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão! Se em vez de República tivessemos Monarquia, tinhamos ganho o campeonato do mundo

Anónimo disse...

“Erros desumanos”

Hoje fui confrontado com a questão “Os erros não são todos humanos ?” e não mais parei de dar voltas à cabeça, parecendo-me afirmativa a resposta, pois se nem os deuses, anjos ou santos cometem erros, é por demais evidente que todos os erros terão que ser humanos, mas ainda assim não me dei por vencido, pode lá ser uma coisa destas ?

Mas para reforçar esta forte evidência lembrou-me de relatórios imensos, onde quase nunca falta no último capítulo a mais famosa das conclusões “causado por erro humano”, pois se as coisas não erram é por demais evidente que as causas dos erros só podem sobejar para nós, mas ainda assim não me dei por vencido, pode lá ser uma coisa destas ?

Mas depois lembrei-me da declaração universal dos direitos do homem e do que esta encerra em si e lembrei-me de muitas outras declarações de princípios que polvilham a nossa existência e que constituem todas elas bonitas declarações de princípios humanos, mas que quase sempre constituem letra morta e que parecem cada vez mais esquecidas, pode lá ser uma coisa destas ?

Veio-me à ideia Joana d’Arc e um tempo em os humanos pagavam pelos seus supostos erros na fogueira e também notícias recentes em que erros em pleno século XXI são pagos à pedrada, é a chamada morte por lapidação, entre a fogueira de outrora e a lapidação de hoje medeiam mais de cinco séculos e um rol de declarações de direitos, tristes direitos, pode lá ser uma coisa destas ?

Pelo meio pagaram pelos seus erros uns milhões, nas câmaras de gás, pagam hoje uns milhões o facto de terem nascido no local errado, com a fome e miséria, pagamos já hoje nos países ditos desenvolvidos, os custos de opções erradas e falta de soluções para inverter a situação, ouvimos sempre dizer “é preciso fazer”, mas nunca ouvimos dizer como fazê-lo, nem vemos fazê-lo, pode lá ser uma coisa destas ?

Por isso não me dei por vencido e embora saibamos que os erros humanos existem, a começar desde logo pelo erro de deliberadamente redigir bonitas cartas de intenções sem daí extrair as devidas consequências, mas ainda assim a resposta àquela questão apenas me surgiu sob a forma de uma outra “Não serão quase todos os erros, erros desumanos ?”, pode lá ser uma coisa destas ?