domingo, junho 17, 2012

Nem blogs de criança escapam à censura


Esta menina escocesa chama-se Martha Payne e, apesar dos seus apenas 9 anos de vida, já é um exemplo de cidadania activa. Martha tem sido notícia por ter estado no centro de uma polémica devido ao seu blog chamado Never Seconds que se centra nas refeições servidas na sua escola. Ela fotografa as refeições com comentários, notas e avaliação tendo como critérios, a qualidade, a parte nutricional, a quantidade, o número de cabelos encontrados na refeição, etc. O seu blog tornou-se um caso de sucesso, sendo visitado por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, algumas das quais crianças, as quais partilham com ela as suas refeições escolares, acabando por granjear o apoio do conceituado chef Jamie Olivier. Porém, o seu blog gerou incómodo e Martha, que provocou mudanças na alimentação de sua escola depois do sucesso do blog, foi proibida de fotografar as refeições servidas. Na quinta-feira, a estudante informou pelo blog que foi chamada pela directora da escola durante uma aula. "Nesta manhã, durante a aula de matemática fui tirada da sala pela minha directora e levada para o gabinete dela. Ela disse-me que eu não poderia mais tirar fotos das minhas refeições escolares devido a uma manchete num jornal de hoje", escreveu Martha em um post chamado "Adeus". A decisão pela proibição foi tomada pelo conselho municipal de Argyll depois que o jornal escocês Daily Record publicou uma foto de Martha junto com o chef escocês Nick Nairn e a manchete "Hora de demitir a merendeira", com o argumento de que os funcionários do refeitório estavam a ficar com receio de correrem risco de despedimento.
A proibição no entanto foi efémera pois a medida, vista como um acto de censura, com a agravante de ser exercido sobre uma criança, gerou de imediato uma gigantesca onda de contestação na blogesfera e nas redes sociais forçando os responsáveis escoceses a uma tomada de posição. O Secretário de Educação da Escócia, Mike Russell, reagiu à polémica criticando também ele a proibição das fotos no blog de Martha afirmando no Twitter, que a decisão foi "tola e vou pedir ao director-executivo do Conselho para que revogue isto".
O conselho municipal dessa cidade escocesa acabou por ser obrigado a recuar e levantar a polémica medida.
Este é mais um exemplo de que a liberdade de expressão e de informação ainda incomoda certos poderes menores (e maiores) mesmo nos sítios mais improváveis e a prova da força e do poder dos blogs e das redes sociais que se assumem cada vez mais como ferramentas ao serviço da cidadania.
Presto assim a esta minha coleguinha blogger um tributo. Tributo e apoio de um outro blogger que também ele luta pela cidadania e democracia sempre ao serviço da comunidade, da justiça e da verdade ainda que por vezes seja alvo de hostilidades próprias de quem se sente tolhido e amedrontado.
Da parte que me toca, repito o que já disse inúmeras vezes: o Paulo não cederá a chantagens, ameaças, insultos ou pressões venham de onde vierem, seja de gente com (uma nesga) de poder, seja de gente menor, semi-analfabeta e idota e como tal o Pedra será mais um órgão activo na blogsfera.

video platform video management video solutions video player





Sem comentários: