terça-feira, julho 03, 2012

Assembleia de Freguesia do Torrão: Sessão de 29 de Junho

A Assembleia de Freguesia do Torrão reuniu na passada sexta-feira, dia 29 de Junho pelas 21 horas. Da ordem de trabalhos faziam parte quatro pontos. A saber:
  1. Tomada de posse de novo membro
  2. Leitura e aprovação da Acta da sessão anterior
  3. Informação da Junta de Freguesia
  4. Periodo de intervenção do público
O plenário apresentou-se muito desfalcado. Dos nove elementos que compõem a assembleia apenas cinco estiveram presentes (3 elementos do PS e 2 da CDU). A própria Mesa esteve incompleta devido à ausência de uma das secretárias. De referir que o Executivo se encontrava presente na totalidade. Entre as faltas mais notadas esteve a ausência do... novo membro pelo que não houve tomada de posse.
Quanto ao segundo ponto, depois de lida a Acta a mesma foi aprovada com três votos a favor, do PS e duas abstenções, da CDU.
Quanto à informação da Junta de Freguesia, o Senhor Presidente do Executivo deu conta de alguns eventos que iriam decorrer nesse fim-de-semana, manifestou-se preocupado com o encerramento do Tribunal de Alcácer e com o hipotético encerramento da repartição de finanças lamentando ainda o fim da paragem dos comboios em Alcácer do Sal. Referiu-se ainda a actos de vandalismo no pavilhão do extinto clube desportivo Torrino Torranense e informou que a GNR e os Bombeiros ficaram com a chave do pavilhão. Informou ainda que a feira do Torrão irá decorrer nos dias 3, 4 e 5 de Agosto. Entre as novidades, o facto deste ano não se realizar a corrida de touros, por «razões orçamentais» e até «porque o povo do Torrão não será dos mais aficionadaos» da festa brava. Como alternativa, a feira irá ter dois palcos: um grande e um pequeno. Quanto ao programa apresentado, este será o seguinte, salvo eventuais alterações:

1º Dia

  • Grupo Coral Feminino de Cantares do Xarrama
  • Grupo de Harmónicas da Torre da Marinha
  • Baile abrilhantado pelo grupo Jotas

2º dia

  • Rockspell
  • Grupo Coral de Montoito
  • Rancho Folclórico de Santiago do Cacém (Aldeia do Ninho)
  • Grupo Coral e Instrumental de Alvalade do Sado
  •  Grupo Sulido Andaluzia

3º dia

  • Grupo Sol
  • Chave d'ouro

Quanto ao último ponto, o público que, como vai sendo hábito, infelizmente se reduz apenas à minha pessoa, pediu a palavra. Foram três os pontos propostos à discussão até porque nenhum deles foi abordado na informação da Junta.
O primeiro, dando conta, até porque o assunto também diz directamente respeito à Assembleia de Freguesia, das minhas propostas relativamente ao regulamento de toponímia e número de polícia, o qual ainda é apenas projecto e que esteve em consulta pública até ao passado dia 8 de Junho e que foi mencionado aqui e aqui nomeadamente através da leitura da carta que contém estas e que foi enviada, em correio registado, à Câmara.
O segundo ponto proposto prende-se com as comemorações dos 500 anos do Foral do Torrão, no qual se procurou saber se está a ser programado algum evento e qual a posição da Junta de Freguesia relativamente a este assunto, alertando para a celeridade do processo por haver o risco das comemorações serem realizadas tarde de mais.
E por fim, o inevitável assunto escola, procurando saber qual o ponto de situação relativamente ao Agrupamento de Escolas do Torrão, do qual foram dados desenvolvimentos e a cronologia dos acontecimentos aqui, bem como saber qual a posição da Junta de Freguesia relativamente a tal.
Quanto ao primeiro ponto, o desconhecimento do projecto de regulamento bem como da consulta pública era geral e notório. Ainda assim, a participação através de propostas, do munícipe Paulo Selão, foi louvada. Quanto ao segundo ponto, o senhor Presidente da Junta disse que os «técnicos» da Câmara estarão a tratar do assunto porque não se pretende fazer inciativas «avulso» e quanto ao terceiro ponto, referiu que a Junta está atenta à situação. Foi referido ainda que o processo está suspenso durante um ano (tal como aqui tinha sido adiantado) e como tal ninguém tem ainda respostas para dar. Todo o processo, que se encontra no limbo e a cozinhar em banho-maria ainda é uma incógnita estando quem de direito à espera do desfecho da situação para um esclarecimento e tomada de posição.

Sem comentários: