quinta-feira, maio 16, 2013

Desmantelamento dos correios no Torrão: Uma questão que já vem de longe

Pegando nas palavras do senhor Presidente da Junta de Freguesia do Torrão proferidas na sessão de esclarecimento público que decorreu na passada Terça-feira na Sociedade 1º de Janeiro Torranense, de que teríamos que acompanhar a situação, devemos referir que tal tem sido feito aqui (e também num artigo na Voz do Sado) desde o início do desmantelamento dos correios no Torrão, situação que não é de hoje nem de ontem mas que, ao invés, remonta a 2006 com o fim do Centro de Distribuição Postal (CDP) do Torrão. Devemos referir também que a situação foi denunciada pelo autor deste blog à ANACOM, à Inspecção do Trabalho e mesmo ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na altura tutelado pelo Eng. Mário Lino.  E se, pegando nas palavras do sindicalista José Oliveira, que na dita sessão, afirmou relativamente ao que o seu sindicato vem denunciando que se ainda ninguém foi preso é porque não são ditas mentiras, também agora se diga em abono da verdade que se o autor do blog também ainda não foi preso ou sequer condenado pelo que aqui se escreve sobre este e outros temas é porque o blog diz a verdade.
O desmantelamento e perturbações no regular funcionamento dos correios do Torrão começou em 2006. Em paralelo com as tentativas da empresa de se desenvencilhar da estação, a distribuição postal foi sofrendo ajustes. Os alertas foram feitos aqui mas infelizmente não houve grandes preocupações. A questão atingiu o clímax nos últimos dias face ao fantasma do encerramento da estação de correio à semelhança do que tem ocorrido um pouco pelo país fora e agora é que são elas.

Façamos uma breve retrospectiva e cronologia dos acontecimentos:

Junho de 2006 - O CDP do Torrão é extinto e agregado ao de Alcácer do Sal. As implicações directas foram que o correio passou a chegar ao Torrão e aos seus destinatários bem mais tarde. Inicialmente o giro do Torrão  foi partido em 2 sendo que cabia ao giro 6 (que fazia a distribuição de expressos em Alcácer berm como a Barrosinha e bairro da Foz) a distribuição do correio nas aldeias da freguesia do Torrão: Rio de Moinhos do Sado, Casa Branca do Sado, S. Romão do Sado e Mil Brejos Batão. Na vila do Torrão um único carteiro asseguraria a distribuição (giro 8). Posteriormente o giro 8 foi redimensionado e as aldeias passaram também a ficar incluídas.

Junho de 2008 - Início do agenciamento. Caberia agora a um privado arcar com as despesas e responsabilidades. O móvel de sequenciamento sai do CDP e vai para a residência particular do carteiro onde este sequencia o correio da freguesia do Torrão. O carteiro do Torrão fica impedido de entrar no CDP de Alcácer sendo-lhe entregue o correio entre os quais registos e expressos os quais seriam introduzidos no sistema pelos carteiros de Alcácer do Sal.

Outono de 2010 - Novo contrato de agenciamento é feito com o actual distribuidor. Desta vez o móvel de sequnciamento regressa ao CDP de Alcácer do Sal. Ao novo distribuidor continua a estar interdito o acesso ao CDP e a mexer no correio. Compete aos carteiros de Alcácer do Sal introduzir os registos e Expressos no sistema bem como a sequenciar e arruar o correio e separar o correio dos apartados. Só depois de tratado é que o correio da freguesia é entregue ao distribuidor.

Agosto de 2012 - Novas readaptações foram feitas. Desta vez o distribuidor tem que fazer primeiro a distribuição do correio no bairro da Foz em Alcácer do Sal, na Barrosinha e só depois vem para o Torrão. De referir que isso implica que apenas em metade da vila do Torrão é que o correio é distribuído ficando a outra metade para ser entregue no dia seguinte (distribuição alternada tal como os sindicalistas referiram na sessão pública). De referir que a distribuição alternada não é válida para as encomendas expresso, registos e correio azul, verde e prioritário sendo que apenas o correio normal é abrangido por esse sistema. Porém o correio do dia, das aldeias da freguesia tem que ser todo entregue. Segundo parece, mesmo que o carteiro tenha tempo para fazer tudo ainda assim não pode trazer toda a correspondência.

Abril e Maio de 2013 - Inicio de todo o processo relativo à estação dos correios da vila do Torrão.


Acompanhe aqui todos os artigos que têm vindo a ser escritos sobre o correio no Torrão aqui no Pedra no Chinelo bastando-lhe clicar em cima dos respectivos títulos.


 - Boca no trombone

- Boca no trombone: Novos desenvolvimentos

- Boca no trombone: últimos desenvolvimentos

- Boca no trombone - Resposta e esclarecimento

- O Correio no Torrão - Uma história de encantar

- Boca no Trombone - Voltando à vaca fria

- Boca no trombone - A luta continua

- A pouca vergonha continua... e não tem limites

- Phone - ix

O correio no Torrão - uma história de encantar II


Veja também as mais recentes datadas de Abril e Maio.

Só não viu quem não quis ver.

Sem comentários: