domingo, dezembro 29, 2013

Acontecimento e personalidade do ano na freguesia do Torrão

Sempre, por alturas do fim de ano, um pouco por todo o lado se procede à eleição de factos e personalidades que se destacaram no ano que termina.
É difícil nomear, por esta ser uma pequena freguesia, um facto ou uma personalidade do ano no Torrão. Este ano excepcionalmente nomeamos o acontecimento do ano e a personalidade do ano na freguesia do Torrão.
E esta nomeação tem que ir indúbitavelmente para o discreto e por isso mesmo até então quase ilustre desconhecido, Prof. Virgílio Silva (Personalidade do Ano) e a sua inesperada eleição como Presidente da Junta de Freguesia do Torrão (Acontecimento do Ano).
Virgílio Silva, professor de Educação Moral e Religiosa Católica e professor voluntário na recém criada Universidade Sénior do Torrão, figura introvertida e discreta que aceitou o convite para encabeçar a lista de candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia do Torrão às eleições autárquicas de 2013, foi eleito, contra todas as espectativas, Presidente da Junta de Freguesia do Torrão.
Poucos seriam aqueles que acreditavam na sua vitória. De facto, não seria à partida fácil derrotar o então presidente, Décio Fava, há oito anos no cargo e que se candidatava pela quarta vez consecutiva nas listas do PS - a primeira candidatura, em 2001, não teve sucesso sendo que saiu vencedor o candidato da CDU. A hegemonia socialista na freguesia era à partida um dado quase assente. Nas eleições autárquicas de 2009, o então candidato da CDU seria esmagado nas urnas com o PS a obter o dobro dos votos - 798 votos contra apenas 396 votos da CDU - pelo que a missão de Virgílio Silva - ainda para mais uma personalidade com low profile e desconhecida até de boa parte da população - não só não era fácil como seria mesmo quase impossível. Porém inesperadamente e de forma surpreendente, a CDU não só conseguiu anular tão desequilibrada situação como o discreto professor foi eleito presidente, ainda que por escassas três dezenas de votos de diferença, algo que se revela um autentico «case study».
Virgílio Silva, um pouco à semelhança de Obama, aproveitando as novas formas de comunicação, fez das redes sociais, nomeadamente o Facebook (mas também do Youtube) - onde foi seguido por centenas de torranenses - a sua principal forma de comunicar, partindo de uma situação óbvia de enorme e, à partida, irrecuperável desvantagem.
 Estas foram as primeiras eleições autárquicas de uma nova era da informação digital sem precedentes sendo que nunca antes os eleitores torranenses haveriam de ter tanta informação à sua disposição e pela primeira vez, um presidente da junta desta freguesia, seria eleito estando e usando estas novas ferramentas de forma bastante hábil.


Virgílio Silva, eleito Presidente da Junta de Freguesia do Torrão, no passado mês de Setembro

Cerimónia de tomada de posse da Assembleia de Freguesia do Torrão que teve lugar no dia 18 de Outubro



Sem comentários: