domingo, abril 13, 2014

Procissão do Senhor dos Passos no Torrão

Decorreu hoje no Torrão a tradicional Procissão do Senhor dos Passos. A cerimónia religiosa inicia-se na Igreja Matriz, daí vai até ao Largo de S. Francisco e termina no mesmo local onde começou.
O pendão que encabeça a procissão e onde se pode ver a inscrição SPQR, acrónimo  para a frase latina Senatus Populusque Romanus (O Senado e o Povo Romano). A inscrição constava inicialmente nos estandartes das Legiões Romanas e era o nome oficial do Império Romano.
 













Um dos momentos mais impressionantes e piedosos da cerimónia, é a misteriosa ladaínha que a «Verónica» vai cantando, depois do cortejo chegar à Igreja Matriz, enquanto vai desenrolando um pequeno pano branco denominado sudário onde está impresso o rosto de Cristo.
Os sudários eram panos que serviam para limpar o suor e serviam frequentemente também de mortalha. O sudário mais célebre é justamente o Santo Sudário, uma relíquia cristã que teria sido usada para envolver o corpo de Jesus após a crucificação e no qual teria ficado impresso o seu rosto.

O canto da Verónica é uma ladaínha pouco perceptível cantada em latim da qual segue a transcrição e tradução.

Ó vós omnes qui transis per via.
Atendite et videte. Se es dolor.
Sicute dolor meus.
Similis dolor meus.
Dolor meus.


"A todos vós que passais pelo caminho atendei e vede se existe dor igual à minha dor".



Sem comentários: