quinta-feira, maio 22, 2014

À atenção dos serviços

Na reunião de Câmara que teve lugar no dia 12 de Dezembro do ano passado, o Presidente da Câmara alertou que o sector municipal da gestão de água e saneamento requer «grande atenção» onde revelou ainda que existem «discrepâncias brutais» e «contas grosseiras» e que a rede de água regista perdas da ordem dos 55% e que, de acordo com uma publicação em anuário, o munícipio alcacerense surge classificado como a quarta câmara que mais água perde em todo o país. O autarca na altura salientou que contadores, redes, facturação e tudo mais vão ter que ser passados a «pente fino». 
 O diagnóstico está traçado, falta passar à prática. A rede de abastecimento de água está obsoleta, existe pouca ou nenhuma manutenção e praticamente nenhuma monitorização. As perdas de água verificam-se em situações como aquela que damos a conhecer aqui e agora através de um pequeno vídeo: uma ruptura na conduta que transporta a água para abastecimento da vila do Torrão que implica uma perda considerável, junto à ponte sobre o Rio Xarrama. De referir ainda que a caixa que dá acesso à conduta é perfeitamente acessível a toda a gente. A pergunta que se põe é: há quanto tempo se verifica esta situação? Fica dado o alerta e é mais um caso à atenção dos serviços (Municipais? Águas do Alentejo?) 




Para terminar, fica esta curiosidade, já que falamos de água. À entrada de Alcácer parece que foi colocado ali um bocado de asfalto para tapar uma falha, só que ao invés de terem escavado para deixar o desnível necessário para a água escoar para o colector de águas pluviais colocou-se aquele matulo e agora temos ali uma bela duma represa. Um mimo.








Sem comentários: