sexta-feira, janeiro 09, 2015

Apenas três semanas depois de aprovado: Executivo camarário procede à primeira alteração do orçamento



O executivo municipal, em reunião de Câmara que decorreu ontem, dia 8 de Janeiro, inesperadamente propõe aquela que será a primeira alteração do orçamento municipal.
O documento, aprovado há apenas três semanas em Assembleia Municipal, sofre já uma alteração, ainda mal o ano começa.
O executivo justificou a alteração com o reforço em 13.000 euros para liquidar a factura referente à compra de um novo autocarro argumentando que estava previsto liquidar 50% do valor este ano e os restantes 50% no próximo ano mas que se optou pelo «reforço» para liquidar o montante na totalidade durante 2015 para que não transite dívida para o próximo ano.
O orçamento municipal insere-se na categoria dos chamados documentos previsionais. Um documento previsional será tanto mais rigoroso e preciso quanto menos alterações, revelador da precisão das previsões.
De referir que o orçamento para 2014 sofreu mais de uma dezena de alterações e este, pelo que se está a ver, irá pelo mesmo caminho.
A primeira reunião de 2015, há semelhança do ano passado, durou escassa meia hora.
Para além da alteração orçamental, o destaque vai ainda para o facto do site do município estar há vários dias inoperacional. À pergunta da oposição, a Vice-Presidente esclareceu que o site se encontra temporariamente indisponível por estar em remodelação.
Pelo segundo ano consecutivo, esta primeira reunião do executivo fica marcada pela ausência do Presidente da Câmara, sendo esta presidida pela Vice-Presidente, Ana Chaves.

Sem comentários: