domingo, abril 22, 2018

Transparência Municipal: Alcácer do Sal afunda-se na opacidade

Ano após ano, o município de Alcácer do Sal afunda-se no pântano da opacidade. A demonstração vem esplanada no site da organização Transparência e Integridade que todos os anos, desde 2013, publica o ranking dos municípios portugueses no que à transparência online diz respeito - o Índice de Transparência Municipal (ITM).
Os resultados referentes a 2017 já foram publicados e não trazem nenhuma novidade no que a Alcácer diz respeito.





Ano de 2013


Ano de 2014



Ano de 2015


Ano de 2016


Ano 2017



Da análise dos dados acima podemos concluir que ano após ano o município alcacerense afunda-se no ranking. Iniciando-se em 2013 na 85ª posição chega a 2017 no confrangedor 186º lugar. Curiosamente verifica-se que não tanto por demérito próprio (mas também) pois, como se pode ver, houve subidas no ITM, uma escala que vai de 0 a 100, mas sim por mérito de outros municípios cuja evolução nesta matéria foi brutal. Mais uma vez, o mesmo problema: O município melhora mas timidamente, com uma evolução pouco acentuada e em torno daquela média. Começando em 2013 com um ITM de 39, vai subindo até 2015 para um valor de 49,75 - o máximo que conseguiu durante o referido período - e a partir daí começa de novo a descer. Contudo, sempre apresentando resultado negativo, isto é, um ITM abaixo de 50. A média dos cinco anos fica-se pelo valor de 45,26, um valor medíocre como é apanágio por aquelas paragens.
A pouca exigência e o pouco esforço feito, nesta e noutras matérias permitem alguns resultados mas medíocres sendo que a concorrência, essa, evolui de forma acentuada. Transpondo isto para o plano desportivo, mais uma vez, é como se um atleta treinasse e até evoluísse mas os adversários evoluem muito mais pelo que apesar de registar melhorias ano após ano vai caindo na classificação. Isto é o que acontece a todos os calões e aos que pouco se esforçam, pouco se empenham e que pouco potencial têm nomeadamente de evolução.

O exemplo mais brilhante nesta matéria vem do interior de Trás-os-Montes, mais concretamente de Alfândega da Fé, cuja a autarca local, Berta Nunes, há nove anos à frente do município, está determinada em fazer da sua autarquia a mais transparente de país e que é desta forma um exemplo para as demais e em particular para a autarquia do litoral alentejano, como se pode constatar na notícia do Jornal de Notícias, edição de 12 de Abril de 2018.  




Sem comentários: