quinta-feira, dezembro 08, 2005

Ética republicana ataca no Egipto

Votar no Egipto pode ser um acto suicida. Principalmente se os cidadãos eleitores forem oriundos de uma zona onde a oposição está fortemente implantada. Foi o que aconteceu na terceira volta (chiça penico!!!) das eleições legislativas.
As eleições que têm decorrido no Egipto devem-se a pressões dos EUA. Como os ianques têm o Egipto como aliado local querem que o regime do Cairo tenha um aspecto mais democrático - embora no essencial seja uma ditadura. Afinal de contas invadiram o Iraque supostamente para derrubar uma ditadura e implantar uma democracia. É uma questão de aparência.
Porém, alarmado com os resultados, que lhe chegavam aos ouvidos, oriundos de regiões onde a Irmandade Muçulmana, principal força da oposição no Egipto, tem forte implementação, o presidente da republica, o ditador Hosni Mubarak mandou a policia de choque interromper bruscamente as eleições que aí decorriam e encerrar as mesas de voto. É claro que o escrutínio decorreu sem grandes problemas nos locais onde o partido do presidente de república é mais votado.
Resultado final: Morreram 8 eleitores e vários ficaram feridos, o partido do presidente obteve uma vitória esmagadora e os EUA estão em silêncio. Pudera...

Sem comentários: