quinta-feira, junho 07, 2007

A RESISTÊNCIA IRAQUIANA - UM TRIBUTO


Volto aqui a um tema que me é caro apesar de já há algum tempo não publicar qualquer artigo sobre esta matéria até ter encontrado hoje este sublime e bem elucidativo video sobre o Iraque.

Leiam o que eu tenho escrevido sobre este tema e depois vejam as imagens e leiam o que é dito no filme. Se não sabem francês é bom estar munido de um dicionário francês-português.


Resistência Iraquiana - EU APOIO!

E SE FOSSE PORTUGAL? O QUE É QUE TU FAZIAS? EU NÃO TENHO DÚVIDAS!

E SE FOSSEM OS EUA? O QUE É QUE ELES FARIAM? TAMBÉM NÃO TENHO A MAIS PEQUENA DÚVIDA!


«Compreendo a reacção dos iraquianos. Eu também não gostaria de ver tanques estrangeiros em Copacabana!» - Sérgio Vieira de Mello


Sérgio Vieira de Mello, o representante especial da ONU, que fez um trabalho brilhante em Timor cometeu um erro grave - aceitar o cargo de Representante Especial das Nações Unidas para o Iraque. Pagou-o com a vida quando o quartel-general da ONU foi atacado. Curiosamente sabendo-se que haveria um elevada probabilidade deste ser um alvo priveligiado inexplicavelmente a segurança, responsabilidade do exército americano pura e simplesmente não existia. Será que a ONU e Vieira de Mello eram um embaraço para Bush e a segurança foi descurada de propósito? Será que a ONU e Vieira de Mello, em particular, tinham que pagar as palavras por este proferidas? Dias depois a ONU saía do Iraque e nunca mais houve nenhum representante especial...

Achando-se donos e senhores do mundo e que tudo poderem, os EUA e Bush não tiveram pejo em invadir o Iraque para derrubar o ditador que, curiosamente tinham apoiado no passado mas que entretanto se tinha tornado num incómodo para as suas aspirações geo-estratégicas na região. O seu infortunio foi não só não esperar encontrar uma resistência feroz e implacável que entretanto se organizou após a queda do ditador que não lhes permite sacar os bens iraquianos e fazer negócios... das arábias como pensariam fazer como em vez de fazer diminuir a influência da Al Qaeda aumentaram-na exponencialmente. E ainda se dizia por cá completamente embevecidos tanto na comunicação social que merecemos como nos geniais comentadores e responsáveis políticos e militares da República que nos impingiram há quase um século que os estrategas do Pentágono são brilhantes.

Agora brilhante, brilhante, como diz o outro, lá está, é o video que vos apresento. Só deixo um apelo: VEJAM-NO COM O SOM LIGADO - a banda sonora é cinco estrelas, per-fei-ta!

Agora senhoras e senhores cliquem em:


3 comentários:

SK+ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SK+ disse...

O mundo da guerra é assim, não sei onde está a declaração dos direitos do Homem nestes momentos!?!
É brutal ver todas akelas crianças no meio dakela guerra fria, mas infelizmente é o mundo em k vivemos...

Bernardete Baronti disse...

Sumiram com o video do You Tube.
Por que será?!