segunda-feira, abril 12, 2010

Investigando a ponte de Alfevre

Quem mora no Torrão certamente que já foi inumeras vezes a Alcácer e claro que teve que passar por uma ponte muito alta - a ponte de Alfevre. Poucos foram contudo os que foram lá abaixo!
Como devem ter reparado durante este inverno houve um abatimento por cima do tabuleiro. Foi colocada ali sinalização e a depressão foi nivelada com um tapete de alcatrão.
Como o problema podia ser estrutural que requeria mais do que um simples alcatroamento e como nós sabemos como é que se faz aqui pela república das bananas com as suas engenharias para sacar muito e gastar pouco e para quem a vida dos cidadãos portugueses pouco vale como se pôde constatar em outros pontos e sabendo que o vale que atravessa a ponte é profundo e como essa rapaziada das estradas e das engenharias é pouca dada a desporto e a mexer-se fomos investigar mais em pormenor e ver se não haveria algo bem mais grave ocultado que pudesse eventualmente pôr em perigo quem ali passa.


Foto tirada ao arco que não mostra danos nem fendas

As paredes laterais que servem de suporte e apoio à ponte também estão sólidas


Toda a construção é bastante robusta e oferece garantias



Cá está o que se dizia: ao mudar um rail de protecção não houve meias medidas e o rail velho pura e simplesmente foi atirado lá para baixo


A ponte aparenta estar sólida e pelo que parece foi um mero abatimento sem que tenha havido colapso de estruturas importantes

Assim aproveitou-se para tirar algumas fotos panorâmicas





Sem comentários: