terça-feira, abril 12, 2011

Se bem me lembro...


O título faz juz ao programa televisivo apresentado pelo poeta açoriano da ilha Terceira, Vitorino Nemésio, que foi para o ar entre os longinquos anos de 1969 e 1975.

Mas não; não é de poesia que eu quero falar. Aliás a situação é tudo menos... poética. As lembranças que eu aqui vou esplanar são outras bem mais interessantes.

No dia em que o FMI aterrou em Portugal pela terceira vez em trinta anos, ou se quiserem, em média de dez em dez anos, aqui vos deixo algo para relembrar alguns passos épicos em direcção aos braços do Sr. Thomsen. Sim! A epopeia é uma jornada longa. Não me venham cá com cantigas que o Primeiro-Ministro Sócrates é que é o único responsável. Tem a sua quota parte de responsablidade é certo mas não será um dos mais culpados.

Ora bem, se bem me lembro:


- O Centro Cultural de Belém, que foi feito durante o governo do Sr. Aníbal, no inicio dos anos 90. Estava orçamentado em 3 milhões de contos e acabou a custar 10 vezes mais.




- Fizeram-se 10 estádios de futebol em Portugal, para o Euro 2004, de raíz. A UEFA dizia que 6 era suficiente. Mas qual quê? 10 é um número redondo. O Estádio do Algarve tem recebido muitas partidas de futebol, não tem? Tem pois! O Estádio do Mar tem levado a Câmara de Aveiro à ruína e o Beira-Mar joga em que divisão?

O Estádio do União de Leiria. Outro! E outro que tem levado a edilidade leiriense à exaustão financeira. Fiquemos por aqui.

- Houve alguém que ainda teve a ideia peregrina de levar uma candidatura portuguesa à realização dos Jogos Olímpicos, ao Comité Olimpíco Internacional.


- Houve a candidatura ao Mundial. Lembram-se do Mundial Ibérico? Lembram-se disto? Eu avisei. Agora imagine-se se a candidatura ibérica tivesse ganho. Ia custar 150 milhões de euros (sem derrapagem). Se bem se lembram eu, ao contrário de muitos, rejubilei com a vitória da Russia e a derrota ibérica. Estão a ver o filme não estão? Será que a UEFA já tinha indicadores e dados para fugir daqui a sete pés enquanto fosse tempo?


São apenas alguns exemplo elucidativos. Vou ficar por aqui. Vai-se fazendo tarde e se eu fosse pôr-me aqui a enumerar todos os feitos e decisões sensatas e, mais importante, sábias e inteligentes, não dormia esta noite.

Sem comentários: