quinta-feira, agosto 02, 2012

As jóias do Torrão

Quem não assistiu ao programa da RTP, Portugal em Directo, do passado dia 23 de Jullho, o qual dá destaque ao Torrão, pode faze-lo aqui para assistir (a partir dos 3 minutos e a partir dos 23 minutos).
Da nossa parte, seguimos a sugestão e fomos falar com a senhora Gertrudes Monforte, a guardiã das chaves das igrejas do Torrão, as «Jóias do Torrão, no dizer da reporter, no  sentido de ela nos facultar as chaves da Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso com a finalidade de fazer uma visita.
Convido-vos então a visitar o monumento e a ver o estado de mais uma jóia até para que ninguém venha ou ande enganado. Aqui mostra-se a verdade tal como ela é: nua e crua.


Imagem do Altar da Ermida


Outros pormenores

Mas infelizmente e como é hábito, nem tudo é um mar de rosas. Lamentávelmente também o estado deste monumento religioso não é o melhor, o  que confirma o que já havíamos escrito sobre o tão propalado património histórico. Infelizmente também, qualquer semelhança com o estado da Igreja Matriz, não é pura coincidência. Quem visitar a sacristia pode constatar - aliás, as sacristias são a miséria das igrejas do Torrão - desde paredes esfoladas, estuque por terra, pó, teias de aranha, caruncho, bolor; em suma, desprezo, abondono e incúria. Está à vista! Fica mais uma vez o apelo e a sensibilização. É que por enquanto ainda há património para ir mostrando!




Pormenores da sacristia que mostram o estado das paredes interiores



Mais um móvel antigo e valioso abandonado, empenado, carunchoso. Em cima, fotos, ex-votos, retratos de promessas feitas ou de pedidos de protecção divina. Abandonados, desprezados... São pedaços de vidas, histórias de gente, de torranenses. Mereciam mais consideração e outro respeito. Porque não limpar, requalificar e fazer da sacristia um pequeno museu onde os ex-votos fossem tratados respeitosamente e estivessem expostos ao público nomeadamente durante a Feira de Agosto, altura ou uma das alturas em que a Ermida fosse aberta a todos, como aliás acontece com a Ermida de Nossa Senhora D'Aires, em Viana do Alentejo, durante a feira desta vila alentejana?


 Mais um pormenor de tão triste espaço


Prosseguindo a visita, fomos até ao varandim para aí obtermos imagens de um ângulo mais elevado.



O Altar visto de um patamar superior

Um pormenor da pintura da abóbada



À semelhança da Igreja Matriz, também a Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso apresenta fissuras nas paredes






Um pormenor da pintura da talha de madeira que ornamenta o espaço


No exterior a degradação está à vista mas nunca é demais retratar

Sem comentários: