domingo, agosto 12, 2012

Ponto negro na estrada Torrão-Alcácer

Uma situação de risco iminente é o que se pode chamar às zonas perto da estrada que dá acesso à Quinta de D. Rodrigo e no cruzamento com a estrada que dá acesso a S. Romão. Estas zonas encontravam-se degradadas e foram alvo de obras. Contudo estas pararam sem que os locais fossem asfaltados ficando apenas gravilha solta. Para além do perigo de derrapagem há ainda o perigo de projecção de gravilha sem que o local esteja devidamente assinalado. Fica o aviso a quem de direito para que resolva esta situação o mais rápido possivel antes que se dê ali algum acidente. Resta saber se tal acontecer - o que não se deseja de todo - quem irá assumir a responsabilidade. Bem, muito provavelmente ninguém pois estamos em Portugal e por cá, já se sabe, a culpa morre sempre solteira pelo que este aviso será mais direccionado aos automobilistas, principalmente aos locais que por conhecerem bem a estrada andam com mais confiança, para que circulem com especial atenção não apenas para se salvaguradarem e salvaguradarem fisicamente quem consigo viaje mas também para salvaguardarem os seus bens até porque depois na hora H todos - responsáveis políticos, seguradoras, etc. - vão «jogar-se para trás» e fugir às responsbilidades e evitar a todo o custo pagar os danos, arrastando os processos de averiguação, como eles dizem, «ad eternum» como é apanágio deste país.


Nem sinalização provisória para quem vire para a estrada de S. Romão nem nada. Apenas um sinal de paragem obrigatória na intecepção, vulgo STOP, esburgado.



 Como se pode constatar, sinalização provisória na estrada Torrão-Alcácer nem ve-la. Um perigo para quem circule a grande velocidade. As mudanças de piso são um perigo.

 Já em outro ponto, perto da estrada que dá acesso à Quinta de D. Rodrigo, há sinalização provisória de perigo mas apenas nesse sentido porém nada se indica a quem vem em sentido contrário sendo que ali é possível fazer ultrapassagens, manobra que pelas suas caracteristicas e por implicar a ocupação da zona destinada a quem circula em sentido contrário, é das mais arriscadas. Nem um aviso de perigo, limitação de velocidade ou proibição de ultrapassagem.

 Como se pode ver, sinalização em sentido contrário, é coisa que não existe.

 Zona de perigo que tem o mesmo efeito que uma berma. Nestas zonas há sempre o risco da viatura resvalar e o condutor perder o controlo da mesma.
 Mais uma perspectiva que mostra que sinalização de carácter temporário é coisa que ali não existe

Qualquer carro que ali circule tem que pisar essa zona e o mesmo acontece a quem realizar uma ultrapassagem, em sentido contrário.


Mais uma nódoa. As estradas na freguesia do Torrão pelos vistos continuam a ser zonas de perigo escondido. Fica assim? Até quando?

Sem comentários: