domingo, setembro 30, 2012

Uns e outros

Foi na passada Quinta-feira, quando regressava de Évora, que constatei, ao entrar nas Alcáçovas, que também a vila vizinha foi aforada pelo Rei D. Manuel I, passam este ano cinco séculos, ao observar um bonito e grande pendão, chamemos-lhe assim, alusivo ao evento, para que quem ali passe saiba que aqui se comemoram os 500 Anos do Foral; sem vergonhas, com orgulho e brio.
 Desprevenido e sem a «pistola» à mão - é assim que designo a minha companheira de mil e uma fotos - apenas me restou deslocar à Junta de Freguesia para mais e melhor esclarecimento. Surpresa ainda maior e mais agradável tive quando verifiquei que também no edifício da Junta estava pendurado um pendão, denotando bom gosto, oportunidade e empenhamento total da autarquia.
 Entrei. Sempre simpáticas e extremamente prestáveis, as funcionárias explicaram tudo acerca do evento. Perguntei se porventura a Junta não teria um programa das comemorações e se, em caso afirmativo, não faziam o obséquio de me facultar um exemplar. Tinham acabado de ser impressos. Devo ter sido uma das primeiras pessoas a receber um exemplar. Foi com todo o gosto e amabilidade que me presentearam com um exemplar.
Hoje, Domingo, voltei às Alcáçovas já de «pistola» em punho para vos facultar a vós, caros leitores, todas as imagens.
Digitalizei também todo o folheto que me foi facultado ajudando também a divulgar o evento. Bem que gostaria de divulgar o OUTRO evento também mas infelizmente...
 
Alcáçovas: Aqui quem não sabe fica sabendo
 

 
 À entrada da vila das Alcáçovas
 
 

 Fachada do edifício da Junta de Freguesia das Alcáçovas
 






Programa das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Alcáçovas - Folheto impresso e distribuido pela Junta de Freguesia das Alcáçovas


Mas também o Torrão comemora os 500 Anos do seu Foral. Infelizmente a diferença não poderia ser maior. Não quero ser injusto pois ainda não terminou o tempo para fazer o que há a fazer e já decorreram iniciativas e mais estarão planeadas. Mas - e desgraçadamente há sempre um mas - a leitura que faço é que tanto na Câmara de Alcácer do Sal como na Junta do Torrão desconheciam ou esqueceram o facto (pessoalmente aposto na primeira hipótese) e posteriormente nunca houve e continua a não haver muita vontade política para comemorar condignamente a efméride e se essa foi agendada e organizada foi-o apenas pela força das circunstâncias - todas e mais algumas - embora a inércia ainda seja muita e haja notóriamente má vontade, isto a meu ver e não me devo de enganar muito pois já conheço o método e a inércia e por aqui me fico.
Até à data tem havido apenas iniciativas avulsas e um paliativo com a «prata da casa», e uns cartazes a anunciar actividades, mostras... tudo muito vago, tudo muito generalista, embora haja algumas datas e eventos planeados em concreto. Porém mais uma vez, não há divulgação nem para «consumo interno» nem para «consumo externo».

Pergunto:
Porque não seguir o exemplo das Alcáçovas?
Porque não aproveitar o outdoor que está à entrada do Torrão?
E o edifício da Junta do Torrão com uma torre e uma fachada daquele tamanho completamente nuas. Não deveria também ser colocada ali qualquer coisa bem visível? E tanto que se gasta em publicidade e agora...
Porque não há uma divulgação do evento nas redes sociais?
Porque não foram impressos e distribuidos pelas redondezas folhetos com a programação em detalhe? Porque não divulgar o evento nos jornais, rádio e televisão?

Por uma razão muito simples: Porque infelizmente - são os factos quem o demonstra - não há um programa definido, coerente, estruturado, planificado. Tão só. O que é pena pois se há lugar onde deveria de haver esmero, brio, orgulho, competência, organização e disponibilidade total deveria ser na freguesia do concelho de Alcácer do Sal por um lado porque não somos menos do que ninguém, por outro, porque os torranenses e a memória histórica do Torrão e daqueles que já morreram, daquelas gerações de torranenses, nossos antepassados merecem, merecem que os honremos e depois porque D. Manuel I, o Rei Venturoso - um dos maiores chefes de Estado portugueses e aquele que foi sem dúvida, o homem mais poderoso do seu tempo, epíteto que é dado actualmente ao Presidente dos EUA -  foi aclamado Rei de Portugal justamente em Alcácer do Sal.
No entanto, tal como afirmei, espero sinceramente estar enganado e não estar a ser injusto. O futuro o dirá. Por enquanto fiquemos com o modo de fazer de uns e de outros, atentemos nas diferenças e tiremos ilações.


Torrão: Aqui quem não sabe não fica sabendo... fica da mesma
 

À entrada da vila do Torrão


 Outdoor da Câmara de Alcácer à entrada do Torrão. Pena é estar sub-aproveitado e apenas um pouco desactualizado
 

 
Fachada do edifício da Junta de Freguesia do Torrão
 
Programa das Comemorações dos 500 Anos do Foral do Torrão

Sem comentários: