quinta-feira, outubro 11, 2012

Uma singela homenagem à pequena grande Malala Yousufzai



Jovem paquistanesa com 14 anos atingida a tiro por exigir direito de ir à escola

Chama-se Malala Yousufzai, tem 14 anos e desde os 9 tornou-se ativista no Paquistão, exigindo o direito de todas as crianças do sexo feminino frequentarem a escola. A sua luta foi travada, depois de atingida a tiro no pescoço, num ataque perpetrado pelos talibã, que provocou mais um ferido: outra criança paquistanesa.

Já foram feitos muitos tributos a bloggers e outros activistas que lutam, arriscando mesmo a vida, contra o obscurantismo, os tiranos e tiranetes, a opressão, a prepotência, a boçalidade...
O Pedra no Chinelo, é ele próprio um blog que também luta, à sua escala, contra todos esses males e vicios.
Um dos bloggers visado, foi uma menina escocesa, do qual demos aqui notícia. Hoje prestamos tributo a essa pequena grande Malala, uma activista com apenas 14 anos, que arriscando a própria vida, defende o direito, das crianças paquistanesas do sexo feminino, frequentarem a escola. Um exemplo de coragem arrepiante pois é vindo de uma menina de apenas 14 anos. Quem dera a muitos a coragem desta jovem que luta pela vida depois de baleada pelos talibã, cobardemente como só os verdugos sabem ser. Para completar a sua medonha cobardia e desvergonha, prometem ainda que, se a jovem sobreviver ao atentado de que foi vítima, voltarão a tentar matá-la.
A luta pela liberdade, pela justiça, pelos mais básicos direitos tem que ser uma luta diária, aguerrida, sem tréguas e sem vacilar. Os verdugos, os esbirros, tiranos e tiranetes, que atacam cobardemente e pela calada, pela sombra, e que estão presentes até mais perto do que se julga, usando todas as armas no sentido de silenciar, de eliminar aqueles que lutam contra a sua perfídia têm que ser combatidos onde quer que estejam usando como armas, não as deles, mas as armas da justiça, da liberdade, da democracia, da ética, da verdade.
Malala é uma inspiração e uma grandiosa e eloquente lição de coragem e tenacidade. Como podemos amedrontar-nos, temer e recuar, quando ameaçados por represálias menores, quando jovens como Malala, que estão dipostas a pagar o mais alto dos preços, o não fazem?
Hoje prestamos aqui um honroso e grandioso tributo a Malala desejando que recupere mas sabendo que, ainda que não sobreviva, já venceu e que por cada um que morre mil se levantarão.
Apelemos ainda para que o Comité Nobel olhe com olhos de ver para este extraordinário exemplo e que proponha a jovem Malala Yousufzai, viva ou morta, como Prémio Nobel da Paz 2013; a mais jovem galardoada com este prémio, de sempre. Que a vejamos receber o Prémio em Oslo na presença da Familia Real da Noruega. Se infelizmente tiver que ser a título póstumo, pois que o seja mas que tal seja um facto que simboliza a vitória da ética, da justiça e da verdade contra a barbárie, a tirania, a opressão, o obscurantismo e a ignorância.

Sem comentários: