terça-feira, janeiro 28, 2014

Virgílio Silva faz balanço positivo, marcado por muitas mudanças, dos primeiros cem dias de mandato


Fotografia e texto: Paulo Selão
 
O Presidente da Junta de Freguesia do Torrão, Virgílio Silva, traça um balanço positivo dos seus primeiros cem dias de mandato à frente dos destinos da autarquia e considera que entretanto já decorreram muitas mudanças na freguesia.


"Um balanço positivo e já marcado por muitas mudanças em coisas simples e prioritárias que entretanto foram sendo executadas"; é desta forma que Virgílio Silva considera os primeiros cem dias de mandato à frente dos destinos da freguesia do Torrão, que se completaram no passado Domingo, dia 26 de Janeiro, em conversa, por nós solicitada, durante esta manhã.
O autarca sublinhou que não tem sido só a vila do Torrão a única a merecer atenção e salienta que o seu executivo tem tido um olhar mais atento para as restantes povoações da freguesia.
Quanto ao futuro, o presidente da junta, realça os "grandes investimentos" a serem feitos, pela câmara de Alcácer, já durante 2014 na sua freguesia - arruamento no bairro dos castelos, asfaltamento das ruas Gago Coutinho e Sacadura Cabral "até onde há casas", ETAR de Rio de Moinhos do Sado e reservatório de água de Mil Brejos Batão.
Virgílio Silva destacou ainda que alguns projectos herdados do anterior executivo irão ser concretizados mas não sem antes serem alvo de algumas alterações. Quanto a obras da junta de freguesia, a intervenção irá centrar-se no jardim público - com a remodelação da zona junto ao coreto e do parque infantil, o qual "não cumpre os requisitos legais" - e na Fonte Santa.
Quando confrontado com a questão do desemprego e emigração de grande parte da juventude, e restante população em idade activa da freguesia, o autarca torranense considerou a emigração como algo compreensível face aos salários mais atractivos que se praticam no estrangeiro e referiu que não se pode impedir ninguém de sair. Ainda assim enfatizou que o seu executivo irá tentar minorar o desemprego apostando em cursos de formação a serem realizados no Torrão, resultantes de protocolos celebrados entre o centro de emprego e a junta de freguesia, apesar de reconhecer que são baixos os salários que se retiram daí.
Virgílio Silva encabeçou a lista da CDU, na qualidade de independente, a qual venceu as eleições autárquicas, realizadas a 29 de Setembro de 2013, com 49,30% dos votos, elegendo 5 dos 9 elementos que compõem a Assembleia de Freguesia do Torrão, o que lhe garante a maioria absoluta.

Sem comentários: