sábado, março 27, 2010

Ainda a bandeira

Esta sim, seria a forma sensata, a meu ver, da Bandeira Nacional em República e aquela que melhor representaria Portugal

Teria todos os elementos que identificaram Portugal desde sempre, excepto a corôa, que inclusive nem sempre fez parte de todas as antigas Bandeiras do Reino de Portugal


Esta aqui de baixo é a bandeira da Carbonária (não confundir com Carbonara), organização terrorista (similar à ETA) que existiu em Portugal na 1ª metade do século XX, responsável por inumeros atentados à bomba (e não só) que vitimaram; mataram e feriram centenas de portugueses, inclusive o legitimo Chefe de Estado português, El-Rei D. Carlos I e seu filho, o Principe D. Luís Filipe, brutalmente assassinados a tiro, pelas costas. Repito: pelas costas. Tenhamos sempre bem presente este dramático acontecimento histórico.



Esta é a Bandeira Nacional desde 1910, aqui curiosamente sobre o fundo azul e branco do céu. Agora descubram-se as diferenças...


E não esqueçamos nunca a descrição que o grande Fernando Pessoa fez do actual estandarte Nacional. Tenhamos sempre em mente que Pessoa considerava a actual bandeira um «... ignóbil trapo que, imposto por uma reduzidíssima minoria de esfarrapados mentais, nos serve de bandeira nacional - trapo contrário à heráldica e à estética, porque duas cores se justapõem sem intervenção de um metal e porque é a mais feia coisa que se pode inventar em cor»

4 comentários:

José Mestre disse...

Caro Paulo Selão

A Bandeira Naional é "inspirada" na bandeira da carbonária. Sim! E depois?
A história dos úlimos anos da Monarquia é uma história que merece ser contada e discutida. Ao tempo Portugal era um país amordaçado, pobre e diminuido (hoje não?).
Se Republicanos, Socialistas e Anarquistas convergiram, por um momento, na Carbonária talvez tenha sido por outra forma de intervenção lhes estar vedada! E isso, também, diz da bondade da Monarquia!

Saude e Fratenidade

Paulo Selão disse...

Olhe que não, olhe que não!

Anónimo disse...

O assunto até é interessante, mas eu que sou do Porto não me identifico em nada com a bandeira do benfica

Anónimo disse...

Totalmente de acordo!! Quem escolheu estas cores para uma grande nação não estava a respeitar e a pensar direito~, é uma pena..
Devia-se tentar fazer um referendo! Aposto que a maoria dos Portugueses escolhiam as nossas cores de origem..