sexta-feira, março 26, 2010

Bandeirada





Uma enorme Bandeira Nacional, anterior a 1910, a Bandeira do Reino de Portugal, foi hasteada, esta noite permanecendo no mastro durante toda a manhã, no parque Eduardo VII, em Lisboa.


A acção já foi reivindicada pela Carbonara - Moivimento Monárquico de Massas que optou por deixar a bandeira a meia adriça como forma de protesto pelo estado da nação portuguesa.


Deixo apenas duas considerações pessoais:


1 - A forma célere como se tenta arrear a antiga Bandeira Nacional o mais rápido possivel, do género «mata que é bicho»;


2 - A profunda ignorância (má fé) dos jornalistas quando referem «Uma bandeira monárquica foi içada no Parque Eduardo VII, no centro de Lisboa, no local onde costuma estar uma bandeira de Portugal» ou «No local costumava estar a bandeira nacional».
Meus senhores das duas uma:
Ou são ignorantes ou estão de má fé e não são isentos, algo que um jornalista supostamente deveria pois a lei diz que «As Antigas Bandeiras Nacionais de Portugal deverão ser consideradas equivalentes à actual Bandeira Nacional».
Conclusão:
Tanto a bandeira azul-e-branca como a verde-rubra são bandeiras nacionais. Uma é; a outra já o foi. Certo?
Então que não se diga bandeira monárquica e bandeira nacional senão pode-se contrapôr que a actual Bandeira Nacional é uma bandeira republicana e temos uma grande bandeirada.
Aliás é mais nacional e representa melhor Portugal a bandeira azul-e-branca que a verde-rubra. Pois o azul e branco foram as cores nacionais desde a fundação da nacionalidade e para isso basta ver o cerne de todas as bandeiras incluindo a actual. Temos os cinco escudetes ou quinas azuis besantadas de branco - os besantes são os pequenos circulos brancos inseridos em cada escudete - dispostas sobre um fundo branco (ou prata). A actual Bandeira Nacional carreaga ainda a matriz azul-e-branca. A alma de Portugal e as verdadeiras cores da Nação.

Sem comentários: