domingo, novembro 25, 2012

As Linhas de Wellington: consultoria histórica tem como suporte obra de torranense

Não é novidade que estreou a 4 de Outubro e conta com um elenco de luxo de diversas nacionalidades incluindo naturalmente actores portugueses, o filme que retrata as Invasões Francesas nomeadamente a última, comandada pelo General Massena, e que foi detida pelo exército anglo-luso naquilo que ficou conhecido como as Linhas de Torres, um conjunto de fortificações destinadas a defender a capital do Reino, do invasor.
O que poucos ou praticamente ninguém, e em especial torranenses, sabem é que o consultor histórico do filme, Dr. Sanches Baena se baseou essencialmente em exclusivo na Tese de Mestrado, obra posteriormente publicada pela Âncora Editores, sob a forma de livro, da autoria de um torranense, o Sr. Coronel de Infantaria, José Geraldo. Se tiverem oportunidade, façam como o vosso escriba: vejam o filme e leiam o livro. Se bem que no caso foi ao contrário.
 

 
 
 Poder-se-à pensar que por se tratar de uma Tese de Mestrado, este é um livro muito técnico e muito massacrante. Nada mais falso. Quem ler o livro terá a agradável surpresa de, ao longo da leitura e, se se deixar transportar, de repente se ver no início do século XIX, assistindo praticamente aos acontecimentos de um dos períodos mais conturbados e perturbadores da História de Portugal, como se estes estivessem a decorrer diante dos seus olhos. Aliás tivesse Portugal uma indústria cinematográfica de grande escala e poderia ser realizado, a partir desta obra, um filme épico, uma longa metragem, que iria desde a retirada da Familia Real para o Brasil até ao embate nas Linhas de Torres.  
 

Sem comentários: