sexta-feira, novembro 09, 2012

Parecer propõe mexidas no mapa de freguesias do concelho de Alcácer do Sal


A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), presidida por Manuel Lopes Porto, e que funciona junto da Assembleia da República para acompanhar e apoiar o processo de reorganização administrativa territorial autárquica propõe a redução do número de freguesias do concelho de Alcácer do Sal de seis para quatro freguesias. O parecer ou Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território para o Município de Alcácer do Sal pode ser consultado aqui.
A proposta tem anexos três documentos sendo o Anexo 1, o mapa das freguesias situadas no território do município de Alcácer do Sal, conforme imagem abaixo e que pode ser visto também aqui.


Do anexo 2 constam a pronuncia e uma moção, sobre esta matéria, naturalmente, da Assembleia Municipal. Consta ainda uma proposta de deliberação ao Executivo Municipal, proveniente do gabinete da Vereadora da Educação da qual o assunto é «Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior» (?!) - este documento foi enviado por engano certamente. Mais uma vez, enfim... erro de quem, da parte da Câmara, envia este documento misturado com a documentação relevante e erro de quem, da parte da UTRAT, o anexa a esta proposta. Até parece que as coisas nem são lidas e é tudo feito assim à «martelada». É caso para perguntar - e perdoem-me a expressão - o que é que o cú tem a ver com as calças. Costuma-se dizer que a razão tem razões que a própria razão desconhece e como eles é que têm sempre razão... se calhar até tal documento tinha que constar mas nós é que não vimos pois a nossa inteligência está a anos-luz da desses sábios todos (CMAS, UTRAT, etc)... pois nem sequer estão previstos referendos locais para ouvir os principais interessados - as populações.
Feita esta observação e continuando, consta ainda uma deliberação/moção das assembleias de freguesia da Comporta, Torrão, São Martinho, Santa Susana, Santa Maria e Santiago. Neste anexo há ainda a curiosidade de diversas páginas estarem viradas para baixo. Deve ser para fazer um exercício de leitura de dificuldade acrescida. Sempre um cheirinho a república de bananas, sempre um cheirinho a terceiro mundo, sempre um cheirinho a bandalheira... Brio? Pois... sem mais comentários. Tudo isso pode ser visto aqui.
Por fim, do Anexo 3 consta a proposta de reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Alcácer do Sal descrita em mapa na imagem abaixo e que pode também ser visto em pormenor aqui.


Deste modo, e de acordo com a proposta apresentada, as freguesias da Comporta, São Martinho e Torrão serão mantidas. Quanto às freguesias urbanas de Santiago (Alcácer do Sal) e Santa Maria do Castelo (Alcácer do Sal) e à freguesia rural de Santa Susana, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território propõe a sua fusão numa super-freguesia que ficará sedeada em Alcácer do Sal.

Sem comentários: