sábado, outubro 19, 2013

Tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia do Torrão

O espaço do polo da biblioteca municipal do Torrão foi pequeno para acolher as dezenas de pessoas que se deslocaram ali para assistir à investidura dos novos membros da Assembleia de Freguesia do Torrão.
Depois de empossado o novo Presidente da Junta de Freguesia, Virgílio Silva, e os restantes elementos que compõem a Assembleia de Freguesia - a posse de cada elemento inicia-se com o juramento que tem a seguinte fórmula: «Eu abaixo assinado, juro solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas» e termina com a aposição da assinatura em documento próprio - dá-se início à primeira sessão do plenário onde foram escolhidos os vogais (Secretário e Tesoureiro) por proposta do Presidente para com este formarem o executivo da Junta de Freguesia. Todas as votações foram uninominais.
Da votação resultou a escolha de Ana Tecedeiro para Secretária e Paulo Capela para Tesoureiro. Ambos foram eleitos com 5 votos a favor e 4 abstenções.
Posteriormente, e também por proposta do Presidente da Junta, o cidadão cabeça de lista da lista mais votada,  decorreu a eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia. A primeira eleição foi para ocupar o cargo de 2º Secretário, tendo sido escolhida Dinora Sequeira. A seguinte eleição foi para escolher o 1º Secretário tendo sido eleito Luís Rodrigues. Ambos os secretários da Mesa foram eleitos com 5 votos a favor e 4 abstenções. Por fim, decorreu a votação para escolher o elemento que irá presidir à Assembleia de Freguesia do Torrão tendo sido eleita Presidente da Assembleia de Freguesia, Maria Armanda C. dos Mártires com 5 votos a favor sendo que os restantes 4 votos recaíram a favor do Presidente da Assembleia de Freguesia, cessante, João Lavradorinho.
A Assembleia de Freguesia do Torrão fica portanto composta por 5 elementos da CDU e 4 elementos do PS. A Mesa da Assembleia de Freguesia será constituída da seguinte forma:

Presidente - Maria Armanda C. dos Mártires (CDU);
1º Secretário - Luís Rodrigues (CDU);
2º Secretário - Dinora Sequeira (CDU).

O Executivo da Junta de Freguesia do Torrão terá a seguinte composição:

Presidente - Virgílio Silva (CDU);
Secretário - Ana Tecedeiro (CDU);
Tesoureiro - Paulo Capela (CDU).

De referir ainda que o evento não decorreu com o melhor aprumo visto que faltou a colocação das bandeiras, nomeadamente da freguesia e a mistura da assistência com os elementos da Assembleia de Freguesia, os quais ficaram confinados a um canto da sala. Para além disso, podia ainda ter sido colocado o púlpito para a realização das intervenções e do discurso final do novo Presidente da Junta de Freguesia.
No seu primeiro discurso enquanto Presidente da Junta, Virgílio Silva congratulou-se pela forma democrática e cordata com que decorreu o acto eleitoral de 29 de Setembro não deixando contudo de criticar os funcionários de algumas insitituições que não souberam ser apartidários e distanciar-se da disputa mostrando no entanto abertura para trabalhar com todas as instituições. Referiu ainda ser sua intenção não cultivar uma política intimidatória e sim criar condições para que todos os cidadãos da freguesia se sintam confortáveis a exprimir livremente as suas opiniões.

 O Presidente cessante da Assembleia de Freguesia, João Lavradorinho, preparando-se para dar início aos trabalhos




 O Presidente eleito da Junta de Freguesia no acto de tomar posse




 Virgílio Silva já a dirigir os trabalhos da primeira sessão da nova Assembleia de Freguesia

 A denominada foto de família. O presidente da Junta de Freguesia com o seu executivo e os membros da Assembleia de Freguesia eleitos pela CDU

Foto de família com Virgílio Silva, Presidente da Junta de Freguesia do Torrão; Vitor Proença, Presidente eleito da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que toma posse na próxima Segunda-feira, e demais elementos que constaram nas listas da CDU

Sem comentários: