quinta-feira, agosto 20, 2015

Clima de tensão no seio dos bombeiros de Alcácer do Sal: Quartel recém-inaugurado sem água nem esgotos





Quatro meses depois da inauguração do novo quartel dos bombeiros de Alcácer do Sal e da mudança para as novas instalações, está instalado um clima de tensão e de mau-estar no seio da corporação. A revolta surge em forma de desabafo de alguns operacionais, nas redes sociais onde contestam a actual direcção liderada por António Balona - simultâneamente Presidente da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal. Mas também o comando não fica imune às críticas.
Entre as várias acusações estão as alegadas práticas de má liderança, má gestão económica, clima intimidatório, falta de apoio, não pagamento de gratificados e horas-extra, desinvestimento, material deteriorado, entre outras.
Um dos elementos mais contestatários é Marco Jeremias, bombeiro na corporação e que não se coíbe de tecer publicamente duras críticas no Facebook. «Ambulâncias em Alcácer do Sal com material deteriorado, sem material obrigatório em decreto-lei, tripuladas por quem vier à rede, etc etc. 
Um total desinvestimento nesta matéria que tantas vidas salva» ou «Situação nos Bombeiros de Alcácer do Sal tende a agudizar a cada dia que passa. 
Má gestão económica;
Não existe apoio aos Bombeiros.
Há certas horas do dia que não se tem pessoal para garantir o ECIN nem o ELAC;
- Os funcionários não recebem os ECIN que fazem;
- Não recebem horas extra;
- Tem 70h semanais de horário;
- RNBP completamente aldrabado pois existem bombeiros que não fazem serviço e são lançados no sistema como se o tivessem feito;
- Não podem usar algumas áreas do quartel para descanso ou convívio;
- Pressão constante de despedimento;
- Pessoal a trabalhar SEM CONTRATO DE TRABALHO!!! 
E muito mais que contado ninguém acredita» são alguns dos comentários que ali se podem ler. 


Mas o maior motivo de indignação e o que mais surpreende será o facto do recém-inaugurado quartel apresentar lacunas e erros de projecto onde alegadamente os serviços da lavandaria não funcionam simplesmente porque não há qualquer ligação á rede de água e esgotos. 
O clima começa assim a aquecer com a proximidade de eleições para os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, as quais irão ocorrer já em Outubro.

Sem comentários: