domingo, dezembro 26, 2010

Olhe faz favor é um ginásio como deve ser, se não for pedir muito

Esta é a sala de ginásio do novo pavilhão municipal. Já ouvi dizer que será para aulas de dança e também o pessoal do karaté se anda a «afiambrar» ao espaço mas eu pergunto: Danças? Danças???
Então na Sociedade já há aulas de dança desde 2007! As opções são ballet, sevilhanas e danças de salão e no entanto só existe ballet que é dado a crianças. Já houve sevilhanas e danças de salão, opções que neste momento estão fechadas por falta de inscrições e agora querem-me pôr danças no pavilhão?! Devem pensar que é só por ser no pavilhão que meio mundo quer ir ter aulas de dança... Não, não descobriram a pólvora, lamento informar e perdoem-me vos ter desiludido mas não há nada pior do que uma ilusão quimérica. Pergunto ainda: Porque não um ginásio equipado como deve ser? Há pra aí muito jovem de ambos os sexos a terem que sair do Torrão para frequantar um ginásio o que é incrivel. Ferreira tem, Viana tem, Alcácer tem, Évora naturalmente tem, Alcáçovas presumo que também tem, Grândola tem - aliás, em Grândola o polidesportivo municipal tem naturalmente um ginásio equipado havendo uma oferta, mediante o pagamento de uma determinada quantia por mês pois a manutenção de tal espaço assim o exige, que vai desde o yoga, passando pelo body combat, aérobica, fitness, musculação, etc. - e o Torrão mais uma vez para variar é uma ilha de desolação relativamente a tal.
Vamos lá a ver: existem outras infraestruturas para praticar desportos no Torrão; a saber: pavilhão e campo do Torino, piscinas e polidesportivo e há ainda a Sociedade. As aulas de dança são ministradas na Sociedade bem como o karaté. No pavilhão do Torino, está instalado, provisoriamente o lar de idosos até o novo lar estar pronto. Quando sairem de lá fica um espaço daqueles às moscas? Não me parece sensato.
Não há só desportos com bola. Nem eu, nem outros como eu temos que andar forçosamente feitos estúpidos a correr atrás de uma bola e é se quisermos e se não quisermos termos que ir para fora.
Há outros desportos que são de importância capital para a manutenção física e que podem ser praticados por gente de ambos os sexos e de todas as idades tais como o spinning, o fitness, o cardiofitness, o treino de contra-resistência, vulgo musculação, o yoga, etc., etc.
E mais: se não houver este tipo de actividades que terão mais adeptos de ambos os sexos do que muita gente pensa e se pensar só em karatés, danças e tal vão-se preparando pois este pavilhão, um dos melhores em toda esta região, será mais um que ficará com pouca utilização não justificando a verba dispendida.
Será que tem que andar tudo em bando mudando para o espaço mais recente deixando os outros espaços ao abondono? Será que devemos fazer juz ao ditado: por causa dos amores novos esquecem-se os velhos?
Haja diversidade. Quanto maior a oferta menos monótono se torna o Torrão e mais apelativo este é para gente de fora... e de dentro.









1 comentário:

Anónimo disse...

Também sou da mesma opinião!



Juliana Carvalho.