sábado, outubro 22, 2011

Acesso condicionado

Uma situação está a deixar alguns torranenses inquietos e a polémica também já chegou às redes sociais com a denuncia de que alegadamente alguém que pretendia acampar naquela zona, algo que sempre foi permitido, tenha sido expulso pela GNR que teria sido supostamente chamada. O assunto em questão prende-se com o facto das margens da barragem de Vale de Gaio terem sido vedadas isto quando a legislação portuguesa prevê que todos as linhas de água naturais são de acesso público sendo proibido que se corte o acesso às margens. Fomos investigar o caso e aqui ficam algumas imagens que para além de belas e convidativas ainda têm o condão de proporcionar a cada um o julgamento da situação como melhor entender.





Neste caso, o portão está fechado a cadeado não permitindo a passagem.





A situação implícita esconde-se aqui. Estas placas indicam que esta será propriedade do Estado e avisa que o acesso é condicionado. A questão é saber quais serão as condições para puder aceder e quem impôs essas condições e porquê.




Constata-se mais uma vez aqui que este acesso à água estará fechado a cadeado.




A situação mais em pormenor.













Já este outro portão mais pequeno encontra-se fechado apenas por um pequeno fecho que permite acesso à água como se pode ver. Para além disso, tudo indica que qualquer pescador poderá ali fazer a sua pesca como sempre tem acontecido.










Como se pode constatar, do outro lado do muro não existe qualquer tipo de vedação.










Mais uma vez constata-se que nem todos os acessos estão bloqueados.











E se há zona que deve estar vedada é precisamente esta. Esta é sem dúvida a zona mais perigosa da barragem.





Na zona baixa, o melhor sitio para acampar e fazer piqueniques, constata-se que também não existe qualquer vedação, apenas uma placa que apela ao civismo e apela à protecção do ambiente. Algo que alguns não respeitam na totalidade.















Nesta zona ao pé das casas existe uma descontinuidade da vedação permitindo a passagem















Mais um acesso livre.








Um pinheiro que se eleva mas que está morto. Um perigo. Fiaca à atenção de quem de direito.




A estrada que dá acesso à barragen e à pousada de Vale do Gaio está completamente degradada apelando-se assim para que seja reparada. À atenção dos serviços municipais pois esta deve ser uma estrada municipal. Mas municipal ou não tem que sofrer uma intervenção (até rima).

























Este outro pinheiro já foi outrora um ser forte e altivo. Infelizmente pereceu mantendo ainda o seu porte altivo e frondoso até ao dia da sua queda final que poderá ser fatal para alguém menos afortunado que leve com a robusta árvore em cima. À atenção de Câmara, Bombeiros, proprietário, Estradas de Portugal... alguém. Como se pode constatar, o estado de degradação é progressivo. Há que agir.

Sem comentários: