segunda-feira, abril 01, 2013

Resgate aéreo em S. Romão do Sado

Um indivíduo do sexo masculino, de meia idade, foi esta tarde arrastado pelas águas, na estrada que liga S. Romão do Sado, freguesia do Torrão, a Grândola. A estrada encontrava-se submersa, como aliás acontece sempre que chove em abundância. O homem que vinha só, na viatura e no sentido de Grândola, ao invés de esperar na aldeia de S. Romão, que as águas baixassem, ou simplesmente voltar para trás, arriscou prosseguir viagem. A força da corrente fez tombar a viatura arrastando-a para fora da estrada ficando na várzea dos arrozais que aí são semeados todos os anos. Ainda assim o homem conseguiu sair do carro mas teve a lucidez de se manter agarrado à viatura para não ser arrastado pela força da corrente.
O alerta foi dado por volta das 13 horas por Filipe Ferreira, um jovem torranense que por felicidade se encontrava do outro lado pois vinha do Torrão para observar a cheia, como se diz por esta zona. 
Perante a força da corrente o salvamento por terra estava fora de questão. Um helicóptero da Força Aérea foi accionado tendo chegado ao local por volta das 13 horas e 45 minutos. A equipa de resgate aéreo conseguiu salvar o homem das águas numa operação que durou pouco mais de 15 minutos.
O helicóptero aterrou uns metros mais à frente, do outro lado da Ponte de S. Romão, perto da Herdade do Porto Carro, entregando a vítima que se encontrava aparentemente ilesa, aos Bombeiros do Torrão, que tinham uma ambulância mobilizada no local, para onde o homem foi encaminhado por se encontrar completamente encharcado e em risco de hipotermia.


 A ponte de S. Romão. O aparato é visível mais à frente. GNR, Bombeiros e alguns populares que se encontravam a seguir os acontecimentos






  Nestas imagens é visível a enchente e a força das águas


 Ao longe é perceptível a viatura dos bombeiros que ainda tentou o salvamento terrestre


 A estrada completamente submersa


 Ao longe é visível a vítima dentro de água







 A chegada do helicóptero 




 As manobras de salvamento, em curso


 Membro da equipa de resgate desce pelo cabo

 O salvamento consumado. Nesta fase, já ambos, membro da equipa de resgate e vítima a serem puxados para o helicópetro

 A entrada no helicóptero





 O helicóptero a preparar a aterragem na outra margem

 A aproximação com a Herdade do Porto Carro ao fundo










A vítima a ser levada para a ambulância junto com o elemento da equipa de resgate

 A entrega da vítima aos bombeiros por parte da tripulação do heli de resgate








A ambulância no local já com a vítima dentro








O helicóptero descola depois de terminar a sua missão e desmobiliza.





 A Força Especial de Bombeiros chegou já depois do resgate efectuado







Sem comentários: