sexta-feira, março 20, 2015

Até nisto: Torrão só teve direito a metade do eclipse solar

Nem as condições atmosféricas querem nada com o Torrão. É esta a conclusão que se pode tirar do facto de aqui apenas ter sido possível observar metade do eclipse solar. No entanto, quase dezasseis anos depois, um eclipse parcial do Sol volta a ser visível por estas bandas - o último tinha sido também numa manhã mas de 11 de Agosto de 1999. 
O evento teve lugar pelas 8 horas da manhã e atingiu o pico máximo às 9 horas. O céu apenas se manteve limpo entre as 8 e as 9 horas - por pouco não se vislumbraria o máximo da oclusão do disco solar a qual chegou aos 71%.
 A partir daí e até ao término do evento astronómico, pelas 10 horas, o céu foi ficando paulatinamente muito nublado impedindo a observação da parte final do fenómeno.

 O disco solar ainda totalmente descoberto 

 Início do eclipse solar foi às 8 horas da manhã

Dez minutos depois o disco solar já estava significativamente eclipsado 


Próximo do pico de oclusão 

Vista da vila do Torrão durante o eclipse desta manhã

 O ponto máximo foi atingido pelas 9 horas da manhã. As nuvens ameaçaram e por pouco o máximo não era registado

 Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso. As nuvens ameaçadoras não deixavam margem para dúvidas. O espectáculo celeste ia mesmo terminar mais depressa no Torrão

A densa camada de nuvens permitiu contudo tirar uma foto sem filtros caso contrário o excesso de luz ofuscaria a imagem 


Uma pequena janela de oportunidade permite registar o trânsito da Lua já na fase de desobstrução com o crescente solar a ficar cada vez maior


Sem comentários: