sexta-feira, outubro 21, 2005

Ah sacana!


E as gaffes somam e seguem! Por cima da pérola bibliotecária surge outra pérola ainda mais brilhante; brilhante não só porque esta «novidade» ocupa mais espaço como também por, neste caso, o erro ser ainda mais clamoroso. Diz a dita «novidade» que a Câmara de Alcácer realizou uma série de furos, com vista à captação de água, para abastecimento do concelho ou, pelo menos, de boa parte deste. Mais uma vez, o problema não reside no que foi escrito mas na contradição entre o que foi escrito e as imagens utilizadas para ilustrar o texto. É caso para dizer que houve mais um furo ou que estamos perante mais uma acção furada!
A imagem utilizada no Boletim é a que está acima exposta. Acontece que esta imagem não é de nenhuns furos de água nem do local supostamente furado mas sim das obras de reabilitação, levadas a cabo pela Junta de Freguesia local, num velho moinho de vento que fica à entrada do Torrão, como quem vem de Vila Nova da Baronia, junto ao largo onde se realiza a feira anual.
Para que se saiba: Este velho moinho foi recuperado embora eu não saiba bem para que serve, embora gostasse de saber. Foi rebocado, pintado e chegou-se ao cúmulo de lhe serem colocadas porta e janelas de alumínio – a tradição e as regras de boa gestão impunham que estas fossem de madeira, que sairia bem mais barato – sem que no entanto se lhe tenha colocado o telhado ou qualquer outra cobertura e sem lhe ser colocado o mecanismo de moagem o que justificaria a obra, faria com que o moinho fosse um interessante local de visita e permitiria, sobretudo, que pequenos agricultores o utilizassem para converter em farinha os cereais por si cultivados. E assim...ali está sem servir para muito ou, pelo menos, serve para passar por local de furos ou, se calhar ainda, andam a furar o solo que está confinado ao interior do moinho sem que eu saiba. Neste país, neste concelho, nesta terra já nada me surpreende!

Sem comentários: