sexta-feira, dezembro 28, 2012

Contradições luminosas

É com profunda indignação e perplexidade que se apela aqui a quem de direito para que haja mais cuidado com os desperdícios de energia eléctrica que se verificam ora nas casas de banho públicas, ora noutro sitio público qualquer – e já nem se fala nas luzes e outros equipamentos que infelizmente por esquecimento e/ou desleixo ficam ligadas dias inteirinhos nos gabinetes vazios, por exemplo. Desta vez é no antigo matadouro. Garante quem mora ali paredes-meias que há pelo menos três dias consecutivos (!) - três dias, setenta e duas horas - que as luzes ali estão ligadas, esquecidas. Fomos lá ontém verificar. Aí estão as imagens recolhidas ontem à noite a comprovar. Assim não há boa gestão nem orçamento de rigor que resistam, já para não se falar da questão ecológica e do desperdício de recursos.

Devemos contudo enaltecer o facto de há dois anos a esta parte, se ter poupado nas luzes de Natal. Simplicidade, bom gosto e solução sustentável embora ainda possa ser adoptada uma solução mais sustentável. Antes não havia nada que não fosse iluminado, como se pode ver aqui e aqui. Foi preciso vir a crise para se cortar, isto quando o rigor deve ser em tempos de abundância para prevenir situações destas que agora se vivem e não o inverso. Era tudo à vara larga e agora é que é apertar o rabinho. Chegava-se a gastar valores da ordem dos 9.000 euros só em iluminações de Natal, no Torrão. Um desperdício, uma obscenidade, um escândalo, uma vergonha já para não referir mais uma vez a questão ecológica, a sustentabilidade, as emissões de carbono, o desperdício de energia… Se houvesse transparência e os orçamentos fossem públicos todos os torranenses saberiam… Mas não! Infelizmente não!

São estes e outros desperdícios que rebentam com os orçamentos e os resultados aí estão. Ficam os apelos à poupança, à consciência ecológica e ao sentido de responsabilidade. Infelizmente com elevada probabilidade de caírem em saco roto mas enfim...




 As imagens do antigo matadouro à noite onde é visível a luz acesa


Os enfeites na Praça Bernardim Ribeiro

Sem comentários: