quarta-feira, dezembro 05, 2012

Reis de Portugal: D. Afonso II - O Gordo

Segundo consta era um homem de estatura física imponente mas obeso pelo que estava limitado de participar mais activamente nas acções militares do seu tempo e assim passou à história como O Gordo. Filho de D. Sancho I e de D. Dulce de Aragão, o terceiro Rei de Portugal era, apesar de tal compleição física, um homem enfermiço, de saúde débil. Sofria de um mal de pele que mais tarde degenerou em lepra - que foi o que o matou - pelo que também é cognominado de O Gafo.
É o Rei que mais intimamente está ligado a Alcácer do Sal e está-o de tal forma que a actual pousada situada no castelo desta recente cidade portuguesa se denomina justamente Pousada D. Afonso II.
Embora militarmente não fosse muito dotado, foi apesar disso que no seu reinado a estratégica praça-forte de Alcácer do Sal caiu definitivamente em poder das forças portuguesas sendo conquistada aos mouros depois de um grande batalha campal que ocorreu a 11 de Setembro de 1217. As batalhas campais entre cristãos e mouros foram muito raras, sendo mais frequentes as batalhas de cerco. A batalha de Alcácer foi uma dessas raras batalhas mas uma das mais sangrentas. Teria durado um dia inteiro com a vitória a sorrir às forças portuguesas. Alcácer do Sal render-se-ia um mês depois, a 18 de Outubro de 1217.
Comandou as tropas portuguesas o Mestre da Ordem de Santiago, um homem de pequenina estautura mas segundo rezam as crónicas, um gigante militar, chamado Martim Barregão. A forma brilhante como terá conduzido militarmente a batalha e comandado as tropas levou a que a praça de Alcácer fosse entregue à Ordem de Santiago que aqui instalou a sua sede. É desta forma que se inicia a história da Ordem de Santiago em terra alcacerense.

Gravado em grande parte em Alcácer do Sal e onde se narra a sua conquista, eis o episódio de «Reis de Portugal» dedicado a El-Rei D. Afonso II.



Sem comentários: