domingo, dezembro 02, 2012

Reis de Portugal: D. Afonso Henriques - O Conquistador

Iniciamos hoje a História de Portugal enquanto reino independente. Este vídeo inicia a série de reis da 1ª Dinastia - Dinastia Afonsina ou de Borgonha com o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques - D. Afonso I.
Por muitos chamado o Fundador e por muitos outros também o Conquistador, D. Afonso Henriques era filho dos Condes Portucalenses D. Henrique de Borgonha e D. Teresa ou D. Tereija. Não se sabe ao certo onde e quando nasceu mas, e é o que importa, se é que uma Pátria pode ter pai, ele é o pai da Pátria Portuguesa. Intitulado Rei desde 1139, torna-se Rei de facto com a assinatura do Tratado de Zamora em 5 de Outubro de 1143, data que marca efectivamente a fundação de Portugal. Em 1179 chega o «reconhecimento internacional», pelo Papa Alexandre III, através da Bula (decreto papal) «Manifestis Probatum», que em português significa «Está claramente demonstrado». Extraordinário militar, diplomata e político, Portugal muito lhe deve se é que não, tudo lhe deve. Reza uma lenda local que terá passado, no decurso de uma das suas campanhas militares contra os mouros, pelo Torrão e que teria pernoitado com as suas tropas junto à Igrejinha de S. João dos Olivais.
Eis o vídeo que alude, inclusive por volta dos 60 minutos, à conquista de Alcácer do Sal, no dia de S. João de 1158, daí ser o dia 24 de Junho precisamente feriado municipal no concelho de Alcácer do Sal.


Sem comentários: