quinta-feira, agosto 22, 2013

Em baixo de forma: Momentos inglórios

Se há área que tem sido descurada no Torrão nos últimos anos, essa tem sido a área do desporto como aliás já aqui o havíamos elencado. O extinto Torino Torranense é a face mais evidente. No fim dos anos 90 foi construído um pavilhão no recinto do referido clube, coisa que custou uns bons milhares de contos vindos de fundos europeus. Estava-se então no período áureo em que vinham dinheiros a rodo para tudo e mais alguma coisa. Infelizmente nunca aquele espaço serviu para grandes actividades desportivas, no fundo aquilo para o qual esta estrutura foi concebida. A última direcção em funções - da qual alguns elementos figuram agora em listas autárquicas - entendeu por bem, já com o recinto a apresentar sinais evidentes de degradação, entregar a tutela do espaço à Junta de Freguesia e como consequência os respectivos encargos, há cerca de três anos. Quase ao mesmo tempo foi o espaço disponibilizado (e bem) à Santa Casa da Misericórdia para aí funcionar o centro de dia a título provisório enquanto decorriam as obras no edifício onde iriam ser instalados os referidos serviços. Há cerca de dois anos, o espaço foi desocupado permanecendo agora num estado de indefinição. A única obra de monta que ali foi feita foi colocar portões e fechar o recinto a sete chaves. Por um lado é uma boa medida servindo para resguardar o local pese embora o facto de que quem quiser entrar lá - especialmente se for com más intenções - entra a que horas for; por outro lado é mau pois há muita gente que quer ir fazer manutenção física para lá. Porque não abrir o recinto nos dias úteis num horário específico e quando o tempo é propício para a prática desportiva ao ar livre (outdoor)?
Urge pois resolver esta situação e qualquer que venha a ser o executivo, este dossier deve ter tratamento prioritário pois a degradação do espaço aumenta de dia para dia ao mesmo tempo que a Junta tem encargos e despesas.
Há pois que tomar medidas, passando por convocar os sócios remanescentes do Torino Torranense e bem como a população em geral (porque não?) no sentido de se discutir publicamente o assunto e aferir se existe alguém que queira reactivar o clube. Caso não haja ninguém que queira reactivar o clube, deve a junta ficar com a tutela, procurando o establecimento de um protocolo tripartido com a câmara (no sentido de providenciar a manutenção e apoio na recuperação da elevadíssima degradação do imobiliário) e alguma associação que entretanto se disponibilize e responsabilize pelo espaço bem como pelos respectivos encargos. Deve também em simultâneo ser reunido e inventariado todo o espólio do Torino Torranese e criar-se um museu do Torino Torranense num local no recinto em que a referida associação e junta ficariam responsáveis. Caso alguma associação queira efectivamente ficar com a tutela do recinto ou mesmo que nenhuma o queira, deveria procurar-se arrendar o espaço a um particular que queira ali implementar um espaço para prática desportiva o qual ficaria responsável pelo recinto todo inclusive . 
De referir que já vários particulares estiveram interessados numa sala e o assunto foi sempre bloqueado, se calhar porque não fazerem parte do sistema, da clique, da entourage... se calhar. Mesmo que não aparecesse nenhuma instituição interessada em ficar com o recinto, um particular que fosse já era positivo pois como condições teria que se responsabilizar pelo espaço - do qual disfrutaria, inclusive dos excelentes balneários - pelo espolio do Torino e ainda pagaria uma renda justa, proporcional e sustentável, fonte geradora de receita para a junta embora esta, como qualquer senhorio, ficaria responsável pelo pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)
Deve também ser implementado um plano para recuperação e requalificação urbanística da envolvente exterior ao recinto com reforço da iluminação pública e pavimentação ou calcetamento do espaço, uma zona que tem estado sempre degradada e nunca foi devidamente intervencionada.















 Estado de degradação de um pavilhão que tem pouco mais de dez anos







Sinais de vândalismo bem evidentes. Infelizmente é este o desporto a que se dedicam alguns que visitam o recinto

 Particularmente preocupante é o facto das caixas eléctricas estarem desta maneira (se houver corrente). Um perigo!






 A destruição e vândalismo criminosos é aqui bastante evidente

 Aqui, como se vê, o desporto é outro 

Imagens cruas que envergonham e entristecem os torranenses

 Por altura da feira de Agosto é quando o campo é limpo para torranense ver



Já o pavilhão gimnodesportivo junto ao Centro Escolar está, na nossa opinião subaproveitado, pois dispõe de uma excelente sala que está vazia. Para além disso praticam-se ali preços proibitivos e nada incentivadores. Quem quiser utilizar o espaço paga a módica quantia de 10€ à hora (!!!). Porque não implementar o mesmo modelo que Grândola implementou relativamente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso e do qual demos destaque aqui? Parte do recinto foi alugado. Vão ao concelho vizinho de Grândola e informem-se.

 Novo pavilhão gimnodesportivo do Torrão (2 milhões de euros)

 O que não é dito é que lhes é cobrado «coiro e cabelo»


Neste momento o Torrão dispõe de dois excelentes pavilhões gimnodesportivos, não servem infelizmente é para muita coisa. É como aquele individuo que tem um Ferrari na garagem mas que não o utiliza. Não serve para nada mas é só para dizer que tem. São estes temas que os torranenses gostariam de ouvir bem como propostas, da parte dos candidatos durante a sua campanha e não meros actos de propaganda e tiradas demagógicas e populistas.

Música: Chariots of Fire (Momentos de Glória, O Espírito Olímpico)
  

Sem comentários: