quinta-feira, agosto 22, 2013

Gato escondido com rabo de fora

O blog Má Despesa Pública deu ênfase à festa de apresentação dos candidatos do PS (actualmente no poder) que decorreu no passado dia 17 de Agosto no Jardim Público, num artigo intitulado «Autárquicas (3): Este ano já comeu a sua febra?». Para além disso, grande parte dos torranenses ficaram indignados pelo facto das instalações sanitárias públicas nesse dia terem estado excepcionalmente abertas ao contrário dos outros dias em que fecham demasiado cedo e pelo facto de supostamente a electricidade para iluminar o recinto e as máquinas na rouloutte da imperial provir do edifício da escola primária propriedade da Junta de Freguesia.
Fomos investigar. Será que existe algum fundo de verdade na indignação dos torranenses?


 Casas de Banho Públicas

 Alguns torranenses que nos alertaram afirmaram que as casas de banho públicas estiveram abertas até muito mais tarde. Mas a que horas fecham normalmente as casas de banho do jardim público? Fomos à procura da informação e fonte ligada aos serviços camarários afirmou que o horário de fecho das casas de banho é 21 horas. 
Estamos em época de Verão e o jardim público tem estado a abarrotar de gente até tarde. Para além disso, existe um quiosque no jardim estando a sua esplanada completamente cheia de gente. Pese embora o facto de sabermos que o gerente do quiosque dispôr de uma chave a qual faculta a quem necessite de ir à casa de banho o que é facto é que aqueles que estão no jardim e não no quiosque sentir-se-ão constrangidos de ir lá pedir a chave e para além disso ninguém sabia pois que não há informação em lado algum, de que no referido espaço existe uma chave. Os homens resolvem o problema de maneira simples, indo urinar atrás dos caixotes do lixo nas imediações. Apesar de tudo compreende-se o porquê do horário de fecho ser 21 horas. É que infelizmente a falta civismo de alguns não permite grandes veleidades pois o espaço é por vezes vandalizado como aliás aconteceu no dia da festa onde uma papeleira foi quebrada.


 Panorâmica do jardim público

 Um plano do enquadramento dos caixotes do lixo que servem de urinol público





As instalações sanitárias





Os caixotes do lixo, zona que serve de urinol 



Energia eléctrica

Os mais atentos ficaram efectivamente indignados pois alegam que a electricidade usada para iluminar o recinto e alimentar as máquinas na roulotte da imperial provinha do edifício da antiga escola primária. A sua indignação prende-se com o facto das instalações serem propriedade da Junta de Freguesia e destas terem sido usadas abusivamente para fins partidários. Mas de onde vinha a energia eléctrica?

A roulotte

 Os assadouros

 A iluminação do recinto











 Estas imagens não deixam margem para grandes dúvidas






          Quanto à alimentação das máquinas de imperial, estas imagens também poucas dúvidas deixam






A parte do relvado onde decorreu o evento ficou num estado lastimável...



...em comparação com o lado oposto


Um dos efeitos colaterais foi a degradação do relvado na zona onde decorreu a petiscada.
Seja como for, agora foi aberto um precedente na medida em que qualquer que seja a associação (ou mesmo a gerência do quiosque) pode pedir o recinto do jardim público, e respectiva iluminação para realizar ali bailes ao ar livre ou até DJs a passarem música, em suma, festas de Verão. E, pensando bem, até talvez não fosse má ideia. Assim como assim, sempre o coreto que foi ali construído em 1998 e que pouca ou nenhuma utilidade tem tido, serviria para alguma coisa e sempre se dava outra dinâmica ao jardim. Desde que se vedasse o espaço relvado, porque não? Fica a sugestão.

Sem comentários: