quarta-feira, agosto 28, 2013

O essencial que ficou por fazer

Para quem não conhece, a Herdade de Vale d'Arca é um dos maiores senão mesmo o maior e mais conceituado produtor e exportador de azeite de todo o concelho de Alcácer do Sal para todo o mundo. Quem quiser conhecer mais em detalhe, eis o o seu site e o seu Facebook.  Apesar de pertencer à agora União das Freguesias de Santiago, Santa Maria e Santa Susana, o acesso faz-se somente pela freguesia do Torrão.
Seja como for, é uma das empresas que sem a menor sombra de dúvida dinamizam a economia nacional e fazem crescer o sector da exportação. Infelizmente a única via que liga Vale d'arca ao mundo não poderia estar pior. Durante cerca de 10 km, a estrada é um tortura para quem a percorre; cheia de buracos, lombas... em péssimo estado. Nunca houve verdadeiro interesse político em reparar esta estrada que não dá apenas acesso à referida herdade mas também ao monte da Pena entre outros. Aliás, durante quase um década, andaram os moradores e caseiros da Pena num esforço inglório junto de quem de direito no sentido de se proceder à devida reparação da estrada chegando mesmo fazer a proposta de oferecer alguns materiais pedindo apenas as máquinas e homens. Ainda assim tudo ficou da mesma e os referidos moradores estão simplesmente furiosos pois segundo dizem, durante 8 anos andaram de volta da junta e da câmara e ficou tudo em águas de bacalhau.
Resumindo e concluindo, quando os órgãos políticos locais tratam desta forma quem leva os produtos e o nome do Alentejo, do concelho e freguesias de Alcácer e Torrão - algo que devia ser prioritário, os produtores acarinhados e posteriormente trazer a comunicação social e membros do governo a visitarem todos estes produtores de excelência - e é um factor económico significativo está tudo dito.
Assim é dificil, porra!
























Sem comentários: