terça-feira, julho 22, 2014

Obras de reabilitação e restauro na Igreja Matriz das Alcáçovas avançam com comparticipação do INALENTEJO





 Arrancaram no passado dia 16 de Julho as obras de "Reabilitação e Conservação da Igreja Matriz de Alcáçovas". Com um período previsto de 10 meses, as intervenções agora anunciadas visam a recuperação de todas as cantarias da Igreja, em especial as da fachada, a reparação e reconstrução de coberturas bem como o restauro e conservação de carpintarias e pintura total do exterior. Para além disso terá ainda lugar a renovação das instalações eléctricas e a instalação de dispositivos de segurança e prevenção contra incêndios e intrusão, entre outros. O custo total previsto é de 149.511 euros (sem IVA), dos quais 90% serão financiados pelo INALENTEJO, através da comparticipação financeira do FEDER e das autarquias locais. A Paroquia de São Salvador apela ainda à generosidade e pede a todos os seus paroquianos e alcáçovenses em geral para contribuírem para esta obra, «tão importante como estritamente necessária para a preservação deste legado».
Nesta 1ª fase foram já adoptadas as precauções e as disposições necessárias para garantir a segurança do público e dos operários.
 Datado de finais do século XVI, este edifício congrega em si um enormíssimo valor histórico e cultural. A Paróquia de S. Salvador de Alcáçovas considera que as intervenções previstas são não só necessárias e urgentes como imprescindíveis para a preservação e conservação de todo o edifício, bem como a consequente valorização de todo o seu património artístico.











Sem comentários: