sexta-feira, setembro 09, 2011

«Hoje é aqui!»

«Hoje é aqui!»... por terras de Além-Tejo, sempre serenas e indiferentes ao passar do tempo e ao rebuliço da labuta diária, que vos convido, e convosco partilho estas belas imagens, caríssimos leitores. Pelos arrabaldes da Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora, cidade que eu, aliás, adoro e que partilha com o Torrão, o Rio ou Ribeira do Xarrama. Portanto pode-se e deve-se dizer que este artigo feito na terra de Garcia de Resende, acaba por ter, como se verá, embora à primeira vista não se vislumbre, um elo em comum com a terra do seu contemporâneo, Bernardim Ribeiro.
Mas afinal estamos onde? Estamos perto da Ponte do Parque Aeronáutico de Évora, na periferia do Bairro de Almeirim. Zona tranquila e campestre sobre a qual serpenteia, durante a estação estival, o ténue Xarrama - como não podia deixar de ser - rumo ao Rio Sado e da qual temos vista priviligiada para a cidade. Na planicie que se estende, algumas rezes pastam plácida e languidamente numa manhã que já ía alta.
Perto, o complexo da EMBRAER que, como se pode ver, está em fase avançada. Para além disso, parece que o dia convidava a uns saltos para o abismo, pelo que eis os paraquedistas no ar com os seus pára-quedas coloridos. Um extra que é sempre aprazível de assistir pelas belas imagens que proporciona.
«Hoje é aqui»; assim mesmo, entre comas, pois a expressão não é de minha autoria; antes de alguém que em boa hora e com a devida inspiração, deu a este humilde e agradecido escriba e, claro, ao nosso Pedra, um título para este singelo artigo.
Fomos assim, pregar para outra freguesia, ainda que momentâneamente, para desanuviar e diversificar o nosso blog. Afinal, o nosso Alentejo e o nosso país têm tantas coisas interessantes que não vale a pena perder tempo só com mesmos «personagens de ópera-bufa» e algumas das suas infelizes actuações.





Ao longe, o futuro complexo industrial da EMBRAER, em fase de construção



Não parece, mas aqui está retratado o leito do Rio Xarrama






Do outro lado da nova ponte encontra-se a velha sob cujo arco real se pode ver um mais robusto Xarrama












Um pormenor do complexo e um dificilmente visível paraquedista pairando




Uma panorâmica da ponte sobre o Xarrama





Aqui ainda que dificilmente visível vai pairando um paraquedista




Um paraquedista tendo como pano de fundo o convidativo céu azul de Évora


















Sem comentários: