terça-feira, junho 04, 2013

Incidente marca Feira Renascentista - Queda aparatosa de escombros da fachada do edifício da Junta de Freguesia

Eram 17 horas e 45 minutos de Domingo, dia 3 de Junho, último dia da Feira Renascentista; quando o cortejo histórico já estava na Praça Bernardim Ribeiro ocorreu um incidente inédito que felizmente não causou vítimas nem danos materiais: parte da guarnição da janela do frontispício do edifício da Junta de Freguesia desmoronou-se com estrondo.
Este tipo de eventos, repentinos e inesperados e que ainda para mais quando ocorriam não num dia corriqueiro mas num dia em que ocorriam eventos importantes impressionava e aterrorizava os detentores do poder, na época retratada - e em épocas anteriores - pois eram vistos, até pelo forte simbolismo que eventos desta natureza representam junto das massas populares, como um sinal de maus presságios e que marcavam o fim de uma era, o fim de um ciclo, o fim de um poder instituído.
Perante tão súbito e inédito incidente precisamente num momento-chave da última edição da Feira Renascentista, na principal janela - pois é onde estão colocados os mastros das bandeiras, e precisamente no dia em que estes estão guarnecidos pelos respectivos pavilhões - da fachada do edifício onde está sediado o poder político local, e antes das eleições autárquicas que ocorrerão daqui a escassos três meses, poderão por-se as inquietantes perguntas aos leitores e mesmo detentores do poder amantes destas coisas do oculto: Será este um sinal do princípio do fim de uma era na Junta de Freguesia do Torrão? Será este o sinal do fim de um ciclo? Deverá este incidente ser visto pelo poder instituído na autarquia como um perturbador sinal de mau presságio?





 Fotos recolhidas pouco depois do momento da queda dos escombros. Pode ver-se a fita da GNR que interdita aquele ponto.

 A bem vincada cicatriz na face do frontispício do edifício da Junta de Freguesia 


Os escombros, de dimensão considerável, em cima da cobertura do banco por baixo da Torre do Relógio, que poderia ter, pela sua massa, composição, geometria e pelo facto de se terem desprendido de uma altura também considerável, consequências graves se porventura tivessem atingido alguém

Sem comentários: