segunda-feira, junho 17, 2013

Ora aí está! - Mega agrupamento de escolas de Alcácer vai mesmo avançar?

O Ministério da Educação, tudo indica que irá avançar com a constituição de um mega agrupamento de escolas no concelho de Alcácer do Sal como se pode depreender da noticía intitulada «Alcácer do Sal contra agregação de escolas no concelho»  no site da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. De facto, na mais recente reunião de Câmara o assunto foi debatido tendo sido mesmo aprovada por unanimidade uma moção na qual os eleitos «se assumem contra o processo de agregação de escolas no concelho». Os responsáveis camarários consideram que houve desconsideração para com o município pelo facto deste ter sido posto à margem da decisão e como tal insurgem-se contra «a atitude arrogante e centralizadora por parte do Ministério da Educação». Afirmam ainda que «a Câmara nada sabe a propósito da constituição do Mega Agrupamento de Alcácer, senão o que tem sido veiculado pela imprensa nacional, uma vez que nem o Ministério da Educação nem a DGEstE-DSRA enviaram à Câmara qualquer informação oficial sobre o assunto».
O assunto irá agora certamente ser levado à próxima sessão da Assembleia Municipal que irá decorrer em Julho.

Refira-se que  a questão do mega agrupamento de Escolas já fez correr muita tinta e causou bastante polémica cujos contornos e implicações ainda não são totalmente conhecidos pela opinião pública torranense. 
Na verdade, demos aqui, aqui e aqui a notícia em primeira mão. 

Recordemos por fim, a nossa análise relativamente a este caso:

Para quem, como o Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Torrão, que acalentava a legítima e louvável ambição de ter no Torrão ensino até ao 12º ano, arrisca-se séria e penosamente a terminar o seu mandato com o ensino no Torrão limitado apenas à 4ª classe e, e... vamos lá a ver se a escola nova que foi inaugurada com tanto orgulho...
E assim vai o Torrão regredindo e tendo cada vez mais caracteristicas próprias de uma aldeia. Uma aldeia grande, mas uma aldeia.Aguardamos novidades e os próximos tempos ditarão se tivemos razão na nossa análise ou não.

De referir ainda que os responsáveis políticos locais sempre desmentiram, desvalorizaram e afastaram esse cenário. Pelos vistos parece que vamos ter mais uma vez razão... infelizmente. Ora aí está! O tempo, sempre ele, se encarrega de clarificar. Está à vista!
Agurademos mais desenvolvimentos.

Sem comentários: