terça-feira, agosto 16, 2005

Fanatismos há muitos...

O desmantelamento e retirada israelita dos colonatos da Faixa de Gaza vem pôr em evidência o já sabido extremismo, ódio e fanatismo religioso de alguns sectores da sociedade israelita, em especial, dos colonos e até mesmo em alguns sectores militares que mostram ser tão fanáticos como os mais fanáticos integristas islâmicos no lado palestiniano.
Assim se percebe como é difícil a paz naquela região do mundo, onde a grande maioria que são os moderados está refém da minoria extremista presente nos dois povos.
Ainda no outro dia vi, numa entrevista, um grupo de jovens colonos que ameaçavam ir nas suas pranchas de surf até ao mar alto e aí se suicidarem demonstrando assim serem tão estupidamente fanáticos quanto os jovens palestinianos que se imolam com bombas presas ao corpo. Apesar disso, há que reconhecer aqui uma grande diferença; é que estes indivíduos pretendem suicidar-se sem levar ninguém atrás, ao contrário dos bombistas suicidas cujo objectivo é levar consigo o maior número de pessoas consigo. Ao menos isso!

Sem comentários: