terça-feira, agosto 16, 2005

Fez 60 anos...


Passam este ano, neste mês, seis décadas desde que foi cometido, sem duvida alguma, o maior genocídio, o maior crime contra a humanidade e o maior crime de guerra de todos os tempos, em toda a História da humanidade!
Foi a 6 de Agosto de 1945 que o primeiro e, felizmente, até agora único país, os EUA – quem mais poderia ser?! – lançaram a terrível bomba atómica, põe eles alcunhada de o «Rapazinho» sobre a cidade japonesa de Hiroshima, chacinando de uma assentada cerca de 150.000 pessoas e deixando dezenas de milhar de outras com sequelas psicológicas e físicas para toda a vida; estas últimas propagadas à descendência, não apenas directa.
Três dias depois era a vez da também cidade japonesa de Nagasaki ser atingida pelo infernal poder atómico, personificado no «Gordo», a alcunha da bomba que matou instantaneamente cerca de 70.000 pessoas. A destruição aqui só não foi maior porque Nagasaki é uma cidade implantada numa zona montanhosa que serviu como barreira, minimizando o efeito da explosão e das radiações.
É preciso não esquecer para que tal nunca mais volte a acontecer!

Sem comentários: