quinta-feira, setembro 22, 2005

Não perceberam?! Daaaaahhh!

O regresso de Fátima Felgueiras não foi por acaso. A estratégia de Felgueiras é bastante inteligente, manipuladora, que visa o marketing e o show político, sendo apenas concebível em repúblicas das bananas como infelizmente Portugal é; um país sem rei nem roque.
Foragida no Brasil desde 2003, Felgueiras regressa agora, repare-se, a uma semana do início da campanha eleitoral. Assim que regressou, por sua livre e espontânea vontade e afirmando que comunicou às autoridades a sua intenção, mal pôs os pés em Portugal foi imediatamente detida pela PJ, que nem a deixou ir de avião até ao Porto, como era sua intenção, querendo assim mostrar serviço e, no fundo, fazer o que lhe competia fazer. Presente a tribunal, a juíza decidiu libertar a ex-autarca impondo-lhe uma única condição; a de não sair do país. Isto é incrível. Mas isso faz algum sentido? É óbvio que Fátima Felgueiras não vai sair do país. Se ela quisesse sair do país não tinha regressado. Só o que se passou no dia do seu regresso é suficiente para a converter numa heroína injustiçada. Mas ela veio para ficar; para concorrer às eleições autárquicas. A máquina já estava pronta, só faltava o regresso da ex-autarca.
No fim do dia do seu regresso, havia ainda jornalistas que perguntavam se Felgueiras viria para ser candidata. Mas é claro que sim! Voltava para quê? Para fazer turismo?! As dúvidas que ainda alguns pudessem ter foram dissipadas no fim da mesma noite quando ela confirmou que de facto iria ser candidata à Câmara Municipal de Felgueiras como independente. Nem podia ser de outra forma!
Fátima Felgueiras nunca esteve isolada e incontactável no Brasil. Esteve sempre em contacto com a sua equipa e o seu regresso foi dado em função das notícias que lhe chegavam de Portugal.
Seja pelos seus dotes oratórios; seja pelo seu carisma; seja lá pelo que for, o que é certo é que o povo felgueirense a adora. Tenho para mim que o seu regresso apenas se deveu ao facto de ter tido conhecimento de que ainda goza de uma enorme popularidade e que a eleição estaria praticamente assegurada; caso contrário... Com a mediática manobra levada a cabo ontem, eu não tenho dúvidas, Felgueiras já ganhou as eleições e como bónus ainda é capaz de ter o apoio da concelhia do PS, que vendo o esmagador apoio popular de que esta goza, começa a dar sinais de que vai abandonar o seu candidato e apoiar Fátima Felgueiras.
É a tão apregoada ética republicana no seu melhor!
Quanto à jogada, por esta levada a cabo, a única coisa que tenho a dizer é que é genial apesar da parada ser alta e de risco elevado. Vencendo as eleições em Felgueiras e se ainda por cima com uma maioria esmagadora qual é o tribunal, em Portugal, que teria coragem de imediatamente a seguir lhe suspender ou até mesmo retirar o mandato se se provar que Fátima Felgueiras de facto cometeu algum dos crimes de que a acusam. E nesse caso até mesmo a forma como vai decorrer o julgamento...

Sem comentários: