terça-feira, março 08, 2011

Há aqui qualquer coisa que definitivamente não bate certo

Beatriz, Rainha da Holanda


Margarida II, Rainha da Dinamarca


Ali Abdullah Saleh, Presidente do Iémen*



De acordo com o noticiado no Diário Digital:


Dia Internacional da Mulher - Portugal é 40º entre 139 países na igualdade de género

Portugal é o 40.º no ranking da igualdade de género, entre 139 países considerados nesta área no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, revelam dados da organização internacional divulgados a propósito do Dia da Mulher

Segundo informação de Setembro de 2010, actualizada com dados da mortalidade materna (Unicef), a desigualdade de género continua a constituir uma barreira significativa para o desenvolvimento humano no mundo.

O último relatório do Desenvolvimento Humano (HDR 2010) introduziu um novo indicador (Índice de Desigualdade de Género – GII no acrónimo inglês), o qual considera a evolução do estatuto (de homens e mulheres na sociedade) em função de três dimensões: saúde; capacitação e mercado de trabalho. Com base neste indicador apurado para 138 países, Portugal obteve uma pontuação de 0.310. A média mundial do GII é de 0.56. Quanto mais baixo for o valor calculado, melhor estará um país relativamente aos prejuízos humanos que resultam das desigualdades entre homens e mulheres.
À luz dos critérios das Nações Unidas, os países europeus dominam os primeiros 10 lugares. Do resto do mundo, apenas Singapura está no top10, ocupando o quinto lugar da tabela. Assim, enquanto a Holanda, Dinamarca e Suécia surgem no top3 dos menos desiguais, Iémen, RD Congo e o Níger aparecem com os piores desempenhos, segundo os dados actualizados a 2010.


Enquanto em Portugal, um pouco por todo o lado, o Dia Internacional da Mulher é celebrado com cravinhos rubros, jantares mais ou menos fartos, excursões e bailaricos, outros países dão passos mais concretos no que à igualdade de género diz respeito. Bem longe do pódio, a república portuguesa aparece em 40º lugar. De acordo com a notícia, nos três primeiros lugares aparecem a Holanda, Dinamarca e Suécia com a particularidade do Chefe de Estado dos dois primeiros ser uma senhora. Por seu turno, os três primeiros a contar do fim são o Iémen, a República Democrática do Congo e o Níger. Escusado será dizer que os três primeiros são REINOS e os últimos três... Repúblicas... para variar.
Porra, é que este cenário verifica-se constantemente. Será coincidência??? Ui, mas são tantas!!! Não percebo... mas não é a república sinónimo de igualdade e tal e a monarquia...??? Vá-se lá perceber uma coisa destas! Definitivamente há aqui qualquer coisa que não bate certo mesmo.

* Esse mesmo, o tal que governa o país com mão de ferro há 33 anos, que deve ter acumulado um bom pézinho de meia e que está a ser fortemente contestado nas ruas do Iémen, o mais pobre dos países árabes, por causa da corrupção, das altíssimas taxas de desemprego e onde metade da população vive com menos de 2 dólares. Fica a curiosidade... para os mais esquecidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que não bate certo é o Carnaval, enterra-se e desfila-se???No tempo do PCP era ao contraio, era como o Dia da Mulher sempre foi ao dia 8 de Março, enfim estamos perante um fenómeno ou então no Entroncamento do Alentejo. Já agora na próxima Presidência Aberta/Circo Aberto pergunta quando este ano é a Pascoa para o pessoal comprar as amêndoas antes de tempo!!